segunda-feira, 25 de outubro de 2010

FERIADO DO DIA DO COMERCIÁRIO PÁRA O COMÉRCIO DE TIANGUÁ

O dia do comerciário geralmente é dia 30 de outubro, mas esse ano foi dia 18 em Fortaleza e em Tianguá foi hoje dia 25. Apenas os comércios pequenos e sem funcionários contratados abriram na manhã de hoje. A tarde, o movimentado comércio de Tianguá parou por conta do feriado. As ruas pareciam uma tarde de domingo. Amanhã o comércio volta ao movimento normal.No dia 30 de outubro comemoramos a data consagrada ao Comerciário, por que, em 1908, um grande número de companheiros criaram a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, onde os caixeiros (como eram chamados os empregados no comércio), os escriturários, os guarda-livros e outros uniram-se contra os abusos e contra a escravidão a que eram submetidos pelos comerciantes.
A história diz que em 1932, no dia 29 de outubro, 5.000 pessoas ou mais, se dirigiram ao Palácio do Catete, onde Getúlio Vargas, o então presidente da Nação, os recebeu na sacada do Palácio e, naquele memorável dia foi assinado o Decreto Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamentando a jornada de trabalho, reduziu a carga horária escrava de 12 horas diárias, para 8 horas.
Os frutos dessa luta dos Comerciários foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros que passaram também a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas nos mesmo moldes.O decreto-lei 4.042/32, foi publicado no Diário Oficial da União em 30/10/1932, por isso 30 DE OUTUBRO é o "DIA COMERCIÁRIO".
Fonte: http://www.comerciarios.com.br/

Nenhum comentário: