segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

POLÍCIA ESTOURA BOCA DE FUMO E APREENDE ARMAS EM TIANGUÁ

Os policias do Ronda do quarteirão estouraram por volta das 19:00h, na Rua 12 de Agosto, no bairro da Rodoviária em Tianguá-CE, uma boca de fumo .Neste diligência em flagrante foi preso Francisco Charles Santos Silva de 18 anos e o menor N.G.S de 15 anos, no qual seria o "avião" do traficante.Os dois encontram-se detidos na delegacia civil de Tianguá.

Material apreendido:
2 revólveres calibre38;
12 munições intactas;
1 Papelote de Maconha;
Balança de Precisão;
90 gramas de crack;
Material eletro-eletrônico sem nota fiscal proveniente de pagamentos dos clientes do tráfico.

FONTE: JORNAL IBIAPABA

SITE DA PREFEITURA DE TIANGUÁ É ALVO DE HACKERS

É surpresa para todos que vão em busca de informações sobre Tianguá no site da prefeitura, pois lá se encontra exposto um grande aviso com os dizeres: "Site Hackeado com sucesso! - Este site foi hackeado e ficará indisponível por tempo indeterminado". No site oficial da Prefeitura, o internauta poderia buscar informações sobre a gestão municipal e os feitos da administração.

Não se sabe os motivos pelos quais o site foi derrubado, quais circuntâncias permitiram tal ação de vandalismo virtual, qual a data exata da invasão e principalmente quem é ou são o(s) responsável(is) pelo ataque.

O que resta aos internautas, é esperar para ver qual atitude será tomada pelos responsáveis para que o site volte ao ar e, se voltar, para que o mesmo não seja novamente derrubado por hackers.
FONTE: Site TIANGUÁ ESPERTO

domingo, 30 de janeiro de 2011

POLÍCIA PRENDE EM TIANGUÁ, UM DOS CRIMINOSOS MAIS PROCURADOS DO CEARÁ

Policiais civis da Delegacia Regional de Tianguá, prenderam Francisco Erivan Rocha Alves, de 21 anos, na noite desta sexta-feira (28). Ele é tido como um dos bandidos mais perigosos do Ceará e estava com mandado de prisão em aberto.

As informações foram divulgadas pelo delegado da Divisão Anti-Sequestro (DAS), Andrade Júnior. Francisco Erivan é acusado de ter participado de vários crimes, como sequestro, roubos de cargas e homicídios. Ele também é um dos integrantes do grupo criminoso conhecido como “Família Alves”, do município de Caridade, e estava entre os homens mais procurados pela Polícia Civil do Ceará,

O irmão dele, Francisco Edvan Rocha Alves, acusado dos mesmos crimes continua foragido.
Denuncias podem ser feitas para o telefone 181.


FONTE: IBIAPABA PORTAL DE NOTÍCIAS

sábado, 29 de janeiro de 2011

OBRAS NA BICA DO IPÚ FORTALECERÁ REGIÃO DA IBIAPABA

As obras na Bica do Ipú é considerada uma das mais importantes obras em infraestrutura no turismo da região.
Segundo o engenheiro responsável pela Obra, Fernando Mendonça Gomes, são mais de 50 (cinquenta) homens trabalhando se reversando em dois turnos manhã e tarde, o engenheiro garantiu que a política da empresa é empregar pessoas da cidade de atuação da obra. Por isso quase todos os trabalhadores são do município de Ipu. O parque já começa criar forma, o local que servirá como entrada principal está quase concluída, faltando apenas o telhado e o acabamento, um Totem que sinaliza o local de bilheteria e estacionamento já foi concluído. Seguindo adiante já se percebe também a construção da estrutura onde funcionará um restaurante que no seu projeto tem um formato de navio.

O engenheiro responsável pela empresa, Enpecel Engenharia, Fernando Mendonça, garantiu que todos os procedimentos legais já estão disponíveis e que nada mais impede o andamento das obras.

FONTE: IPÚ NOTÍCIAS

DISTRITO DE INHUÇÚ EM SÃO BENEDITO TERÁ REDE DE ESGOTO AMPLIADA

Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está finalizando a licitação para ampliar o sistema de esgotamento do Distrito de Inhuçu, no município de São Benedito. O investimento será no valor de R$1.950.310,67, oriundos do Projeto Alvorada e do Tesouro do Estado. O investimento beneficiará 880 moradores, por meio de 205 ligações prediais e uma rede coletora de 731 metros.
O sistema também constará de uma Estação de Tratamento de Esgoto, com um sistema de lagoas de estabilização. Também será construído um emissário final com 1.660 metros de extensão e 150 mm de diâmetro. Atualmente, São Benedito tem um sistema de esgoto que possui 4.707 imóveis com cobertura. De acordo com a Cagece o local possui uma rede coletora de 30.736 metros de extensão, em que o sistema de água beneficia 8.819 famílias, com uma rede de 40.248 metros.

FONTE: CORREIO DA IBIAPABA

POLÍCIA DE IBIAPINA CAPTURA LADRÕES DE UBAJARA

Dr. Márcio Chagas, Delegado de Polícia, em entrevista à Rádio Club FM.

A Polícia Civil do município de Ibiapina capturou dois jovens que praticaram assalto a mão armada. O crime aconteceu com duas senhoras na praça do estádio, dia 20. Francisco Glayson Silva do Nascimento, 18 anos, e o menor, faltando apenas 3 meses para chegar a maioridade, W.S.A, moradores do Bairro Sebastião Gomes Parente, em Ubajara, usaram uma adaptação grosseira com arma de brinquedo, mas que apesar disso pode causar pânico em qualquer cidadão.

Segundo informações do sub-tenente Neto, autor da prisão, havia outra arma, um revólver calibre 32 original, encontrado após denúncia das vítimas, que relataram características dos ladrões. Ambos foram identificados e capturados na comunidade de Jurema. Usavam uma motocicleta CG 125 cor escura, sem placa. Com eles, jóias, dinheiro e cartão de crédito.

“Esse foi mais um trabalho da Polícia Civil para tirar de circulação esses elementos que ameaçam a população. Ambos serão indiciados por roubo qualificado pelo uso de arma. As pessoas que acham que aqui em Ibiapina, por ser uma cidade menor, não tem policiamento, estão enganadas. Aqui a polícia trabalha com afinco, com dedicação, e nós não temos dia nem hora pra colocar esses elementos atrás das grades”, afirmou o Delegado de Polícia Civil de Ibiapina, Dr. Márcio Fernandes Oliveira Chagas, que no mês passado apreendeu, com ajuda do Policial Militar Lício, uma quadrilha de Ubajara que assaltava motoristas na ladeira a caminho de Mucambo. O processo foi encaminhado ao Fórum da comarca de Ubajara.

FONTE:Reportagem de Monique Gomes e Tomas Filho para o Jornal Folha Ubajarense e Rádio Club FM de Ubajara.

SÃO BENEDITO SE PREPARA PARA O CAMPEONATO CEARENSE DA 2º DIVISÃO

Prestes a começar o Campeonato Cearense de Futebol Profissional da 2ª Divisão a Associação Desportiva São Benedito segue com seus treinamentos preparativos para mais uma vez representar o futebol do nosso município de São Benedito e da Ibiapaba. A estréia será domingo dia 06 de fevereiro quando o Azulão da Serra, como é conhecido, receberá no Estádio Capitão Tarcísio de Araújo, às 15h30min, a equipe do Maracanã de Maracanaú.
FONTE: JORNAL IBIAPABA

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FÉRIAS NO CEARÁ: JOTA QUEST AGITA MULTIDÃO EM TIANGUÁ

Na noite de ontem, Tianguá foi palco de uma das bandas de rock mais aclamadas do Brasil. Por volta das 23 horas teve início o show do Jota Quest. Diante de milhares de pessoas vindas de toda ibiapaba, a banda mineira levou o público ao delírio ao cantar músicas como "do seu lado", "o sol", "amor maior", "dias melhores", entre outras canções que são marcas registradas da banda. Quem estava presente viu toda uma estrutura de som e iluminação, com direito a telão no fundo do palco, no qual era exibido o clip da música que estava sendo cantada por Rogério Flausino. Com aproximadamente 1 hora e meia de show, o Jota Quest se despediu de Tianguá com aplausos que se misturavam a uma neblina que começava a cair na cidade. Valeu toda expectativa de quem aguardava anciosamente pela festa.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

QUATRO DETENTOS FOGEM DA CADEIA PÚBLICA DE VIÇOSA POR UM BURACO NO TETO

foto meramente ilustrativa
Na manhã desta segunda-feira quatro detentos conseguiram fugir através de um buraco no teto de uma das celas da cadeia pública de Viçosa do Ceará. Ao perceber a fuga os agentes penitenciários acionaram a polícia. Os policiais do destacamento local iniciaram as busca mas até o momento ninguém foi preso. Quem souber de alguma informação que leve à captura dos bandidos deve ligar para o 190, e não é preciso se identificar. Para ajuda nas buscas a polícia divulgou o nome dos fugitivos: Raimundo Nonato Conceição Fontenele, Francisco Fernando dos Santos, José Wilson Vidal Veras e Francisco das Chagas Alves. Em menos de 4 meses esta foi a quarta fuga registrada nas cadeias da serra da ibiapaba.

Fonte: Ceara Agora

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DIA 25 DE JANEIRO: DIA DO CARTEIRO

Todos os anos, no dia 25 janeiro,comemora-se o Dia do Carteiro.

Os Correios entregam 8,3 bilhões de objetos por ano e possui mais de 56 mil carteiros, o que representa mais da metade do efetivo da empresa.
Deste total, cerca de 10% são mulheres.

Juntos os carteiros do Brasil percorrem por dia cerca de 397 mil quilômetros, o equivalente a quase 10 voltas completas ao redor da Terra Antes de sair às ruas para entregar as correspondências, os carteiros realizam uma parte do seu trabalho em Centros de Distribuição Domiciliária (local onde a carga postal é separada por ordem de ruas e de numeração) e Agências de Correio com distribuição domiciliária (agências pequenas). Os carteiros são também responsáveis pela difusão de importantes campanhas de conscientização da população e promoção da cidadania. Podem ser citadas as campanhas já realizadas de incentivo ao combate à dengue, aleitamento materno, doação de sangue, , papai noel dos correios, etc. Atuam, também, em ações para melhoria de suas condições de trabalho, como na campanha de conscientização para a correta instalação das caixas de correios, fora do alcance de cães, para garantir tanto a integridade dos carteiros quanto a dos objetos postais e conscientizam sobre a importância da numeração de ruas.
No mundo, os carteiros têm a confiança de 81% dos entrevistados, junto com médicos e atrás de bombeiros e professores. Os Correios têm no carteiro o seu mais representativo símbolo de identidade junto à sociedade. É a imagem da empresa que, juntamente com milhões de correspondências, chega diariamente aos diversos lares brasileiros. O carteiro, esta figura simpática que, por passar todos os dias por nossas casas, é facilmente adotado, involuntariamente, pela família.
Quem já não ouviu a expressão "o meu carteiro" ou "o carteiro lá de casa"? Esta é a forma como tratamos o nosso carteiro.
O nosso amigo de todos os dias. Aquele que, faça chuva ou faça sol, sempre passará pela nossa porta deixando uma mensagem de alguém que se lembrou de nós.
Em Tianguá, Os Correios contam com 6 carteiros, que entregam cerca de 3 mil correspondências diariamente, entre cartas, faturas, cartões, impressos, encomendas, compras pela internet e SEDEX.

FONTE: www.correios.com.br

SEGUNDA-FEIRA DE CHUVA EM TIANGUÁ E IBIAPABA

Tianguá é uma das cidades da ibiapaba que mais tem chovido nos últimos dias. Para se ter uma idéia, ontem, até às 6:00 horas da tarde havia chovido 52 mm, segundo dados da FUNCEME. As temperaturas variaram entre 23°C e 28°C, segundo dados da UOL. Também choveu em outros municípios da ibiapaba:

Ipu - 94mm

Ibiapina - 80mm

São Benedito - 60mm

Viçosa do Ceará - 50mm

Carnaubal - 22mm

Ubajara - 22mm

Vale lembrar que esses números correspondem às precipitações até 6:00 da tarde de ontem.

MP DE IBIAPINA ENTRA COM AÇÕES CONTRA MUNICÍPIO E EX-PREFEITA

O Ministério Público de Ibiapina entrou com Ação Civil Pública contra o Município para que seja cumprida a exigência de regularidade na saúde pública da cidade. O Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMC/CE) havia detectado algumas falhas na estrutura do Hospital Municipal e dentre as mais urgentes estão a aquisição de um desfibrilador, instalação de lavanderia e de berço aquecido.
Tendo como parâmetro a fiscalização do CREMC/CE, foi instaurado, na Promotoria de Defesa da Saúde, o procedimento preparatório para apurar as irregularidades no sistema de saúde de Ibiapina. A ação tem como objeto obrigar o município a cumprir tais recomendações, no prazo de 60 dias, com multa diária e pessoal ao Prefeito, no caso de descumprimento, no valor de R$10 mil.
O promotor Venusto da Silva Cardoso também entrou com ação civil pública contra a ex-prefeita do município de Ibiapina, Maria das Graças Linhares. Ela teria realizado despesas sem o devido processo licitatório. A ação tem por objetivo reparar o dano, tornar a ex-prefeita inelegível e aplicar multa a ex-gestora do Município, que também foi denunciada criminalmente.
FONTE: PGJ/CE

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

GRUPO ROUPA NOVA NÃO COMPARECE AO SHOW EM CRATEÚS

Um empresário de shows da cidade de Crateús, contratou o conjunto Roupa Nova para um espetáculo na sexta feira passada, dia 21. Pagou o cachet antecipado, pagou o avião, o hotel, o jantar dos caras da banda, tudo antecipado. Euforia na cidade que nunca havia visto o tal conjunto. Lotação esgotada. Na hora do show, cadê o conjunto? Simplesmente os caras não apareceram, deram o cano, embolsaram o dinheiro e não se dignaram a sequer uma desculpa. Porém, há quem diga nos comentários do site da RJ produções que o contratante não teria obedecido as cláusulas do contrato. O que foi tachado de desrespeito para com o público pagante.
No sábado, o Conjunto Roupa Nova fez um show em Fortaleza, no Mucuripe Clube. Casa lotada, muita festa, muita alegria.
Quando a festa terminou, às 3 da manhã, eis que se apresenta ao grupo, um oficial de justiça com uma ordem judicial de aresto de todo o equipamento do conjunto. O empresário da festa de Crateús foi à Justiça para preservar seu patrimônio assim como sua credibilidade e conseguiu uma liminar para apreensão dos instrumentos e equipamentos eletronicos do conjunto que foram levados para a sede da Mudanças Confiança, contratada para ser a guarda do material.
O movimento judicial definirá sobre como o conjunto Roupa Nova vai pagar os prejuizos, inclusive os do clube em Crateús, que foram apedrejados pelos que compraram ingresso e foram ludibriados.

Fonte: macariobatista.blogspot.com (com modificações)

CANTOR TIANGUAENSE LANÇA SEU NOVO VÍDEO NA INTERNET

O rapper tianguaense Mário Henrique, MH como é conhecido, começou sua carreira aos 15 anos gravou seu primeiro cd demo, em seguida participou do concurso nacional de "jingles" organizado pela secretaria anti-drogas em Brasília em 2007, vencendo 400 concorrentes. A sua música foi escolhida e ele recebeu o prêmio das mãos do Presidente Lula. MH divulga seu talento no "you tube". Já lançou vários videos e esta semana divulgou o seu mais novo sucesso:O vídeo com o título de "não vem me confundir(o assassinato de lady gaga)" foi lançado e em apenas 4 dias já teve mais de 700 acessos. O vídeo foi produzido em Tianguá e é uma superprodução da gravadora "suburbanus records" e edição de Edson Pessoa. E todos os participantes são tianguaenses.

Vale a pena conferir esse sucesso click no link abaixo: > http://www.youtube.com/watch?v=SnpQbEVrTao&hd=1

domingo, 23 de janeiro de 2011

CAMINHÃO DA SOS MATA ATLÂNTICA SE DESPEDE DE TIANGUÁ

Desde a última quarta-feira(19), esteve em Tianguá o caminhão da SOS Mata Atlântica. Mesmo com chuva em praticamente todos os dias da exposição, o número de visitantes foi considerável.
O projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” chegou para mostrar à população um pouco mais sobre o bioma mais ameaçado do País e como cada um pode ajudar a conservá-lo.
Tianguá é uma das mais de 70 cidades brasileiras em 16 estados pelos quais o caminhão da ONG já percorreu.
Além de palestras, oficinas, exibições de filmes e maquetes, as crianças puderam participar de jogos educativos e pintaram máscaras com desenhos de animais nativos da Mata Atlântica.
Enquanto as crianças pintavam suas máscaras, os pais ali presentes assistiam a filmes sobre Mata Atlântica.
Outros, folheavam livros com temas relacionados ao Meio Ambiente, expostos na biblioteca do caminhão.
O caminhão do projeto já havia passado por Aracati, Fortaleza, Caucaia, Sobral e segue esta semana para Teresina, e depois, Juazeiro do Norte.
A educadora ambiental Patrícia Ferreti, foi quem coordenou a equipe nesta semana do projeto em Tianguá. Ela enviou ao blog "TianguaemFoco" a seguinte mensagem:
Olá galera
É com grande satisfação que escrevo esse texto para o blog.
Passei essa semana trabalhando aqui na cidade de Tianguá e pude conhecer pessoas encantadoras e visitar a região.
Quem transitou pela Praça dos Eucaliptos pode ver um caminhão estacionado ali. Esse caminhão é a exposição itinerante "A Mata Atlântica é Aqui!", da Fundação SOS Mata Atlântica. É através desse trabalho de educação ambiental em prol da preservação do bioma Mata Atlântica que pude conhecer a encantadora Tianguá.
Não imagina encontrar uma região de clima ameno, com lugares lindos, florestas preservadas, cultura, costumes e muitos visitantes preocupados com o lugar em que vive.
O Município de Tianguá possuía 25% do seu território de Floresta Mata Atlântica, hoje reduzida a 13%. A preservação é necessária para a qualidade de vida e isso é responsabilidade de todos.
Espero voltar em breve e poder conhecer os demais locais desse belo lugar.
Quem quiser conhecer um pouco mais o nosso trabalho acesse o site:
www.sosma.org.br/blog
Abraços,
Patricia Ferreti Teodoro, bióloga e educadora ambiental do projeto itinerante A Mata Atlântica é Aqui!
Além de Patrícia, o projeto em Tianguá contou com a colaboração de mais 3 assistentes e 2 voluntários locais.
A todos do projeto, nosso muito obrigado! A população tianguaense agradece a visita da ONG em nossa cidade. Que as autoridades vejam a importância de se preservar o Meio Ambiente e que cada um possa fazer sua parte. Tianguá é hoje uma das cidades mais verdes do Ceará, por isso, preservem, cuidem, protejam nosso patrimônio.
OBRIGADO SOS MATA ATLÂNTICA!!!

EXPORTAÇÃO DE ROSAS CAI NO CEARÁ

foto meramente ilustrativa
A exportação de rosas no Ceará registrou uma leve queda. O problema enfrentado na exportação pelos produtores é a falta de mais voos diretos para a Europa.
Mas por outro lado, os produtores de flores não têm do que reclamar. Eles estão todos voltados para o mercado interno. E aqui, o mercado está aquecido.

Quando esta empresa se instalou há 10 anos no município de São Benedito, o objetivo era cultivar rosas apenas para a exportação; mas ao longo de uma década, 70% da produção, que hoje chega a 250 mil hastes por mês, é comercializada no Brasil.
A principal dificuldade da empresa tem sido a falta de vôos diretos para a Europa. Atualmente, eles conseguem apenas 1 por semana. O resultado disso é que cada vez mais a empresa é obrigada a vender as rosas para o mercado local.
Janiclécio Campos é supervisor de logística e explica que para não perder mais mercado internacional, a solução encontrada é recorrer a um vôo que faz 3 escalas: do Ceará para São Paulo; do aeroporto de Guarulhos para Frankfurt e da Alemanha as rosas seguem de caminhão para o destino final que é a Holanda.

Sem alternativa, as exportações acumulam quedas a cada ano. Em 2009, a empresa exportou 3,7 milhões de hastes. No ano passado, caiu para 2,7 milhões.
O pior, é que segundo Janiclécio, muitas vezes o preço do botão no mercado nacional não compensa e a empresa já chegou a jogar rosas fora.

As demissões acabam sendo inevitáveis. Em 2010, o quadro de 260 funcionários foi reduzido para 230. Para quem trabalha na empresa, a maior do Ceará em exportação de rosas, o momento é de preocupação.
Em contraponto a esta situação, estão os floristas que preferem produzir apenas para atender os pedidos do Brasil.
FONTE: tvverdesmares/nordesterural

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

IBIAPINA TEM CINEMA DE GRAÇA NESTE FIM DE SEMANA

Projeto já foi visto por mais de 2,8 milhões de pessoas em mais de 400 cidades no País

A partir do dia 07 de janeiro, o projeto CINE SESI desembarcou no Ceará e irá levar a 14 municípios uma verdadeira maratona de filmes em apresentações gratuitas que acontecerão em praça pública. Patrocinado pelo SESI e idealizado pela publicitária Lina Rosa Vieira, o Cine Sesi Cultural chega a sua 9ª edição. O projeto circula desde 2002, levando cinema a lugares que nãopossuem salas de projeção em funcionamento.Durante todas as edições, cerca de 2,8 milhões de pessoas de mais de 400 cidades participaram das exibições.

Agora é a vez da cidade de Ibiapina nos dias 21,22 e 23 de Janeiro de 2011. Local- Praça São Francisco.

Durante os três dias de exibição em cada cidade serão apresentados um curta e um longa metragem para a população presente (Vide listagem ao final do release). Os filmes são apresentados em tela alto alvura de 12 x 5 metros com um projetor de 35 mm. O som possui três vias de dois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois mil watts, além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira
CÂMARA VIAJANTE – Curta
SE EU FOSSE VOCÊ 2 – Longa

Sábado
VIDA MARIA – curta
PEQUENAS HISTÓRIAS – Longa

Domingo
ATÉ O SOL RAIÁ – Curta metragem
A ERA DO GELO 3 – Longa

Fonte: ibiapabaportaldenoticias.com

COELCE REGISTRA 280 RAIOS NOS ÚLTIMOS 2 DIAS DE CHUVA NO CEARÁ

foto meramente ilustrativa
Nos últimos dois dias de chuvas no Ceará – 19 e 20 de janeiro – foram registrados 280 descargas atmosféricas registradas. A cidade de Tabuleiro do Norte foi a que registrou a maior quantidade de raios: 36. Em seguida, Beberibe, Pedra Branca, Limoeiro do Norte e Cascavel foram os municípios com maior incidência de descargas no estado. A capital cearense contou apenas com 2 raios no período.

Em todo o ano de 2009, a Coelce registrou, aproximadamente, 100.870 descargas atmosféricas no Ceará. Já em 2010, foram registrados cerca de 45 mil raios, sendo as áreas mais atingidas as regiões Norte e Sul do Estado. As cidades que tiveram as maiores ocorrências nesses anos foram Granja (320) e Bela Cruz (253).

As descargas elétricas no Estado são monitoradas pela Coelce, com a finalidade de identificar o local de queda de raio na rede elétrica, prever tempestades e consequentemente minimizar o tempo de atendimento. O sistema da companhia identifica as áreas de maior incidência, otimizando a instalação de equipamentos de proteção contra descargas.

Cuidados

Confira abaixo cuidados para ter dentro e fora de casa durante tempestades (fonte: Coelce):

• Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;

• Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, torneiras, cabos de aterramentos etc;

• Evitar ligar equipamentos elétricos e eletrônicos;

• Quando possível, desconectar das tomadas aparelhos elétricos e eletrônicos;

• Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

• Evitar contato com objetos metálicos como cercas de arame, portões metálicos, tubos metálicos, cabos de aterramento e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

• Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas, carroças, veículos;

• Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes, locais elevados.

Fonte: Redação Jangadeiro Online, com informações da Coelce

2011 - O ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

Elas são lar para 300 milhões de seres humanos e para 80% da biodiversidade terrestre. Além disso, 1,6 bilhão de pessoas em todo o mundo dependem diretamente delas para sobreviver. Com o intuito de promover a preservação do verde para uma vida sustentável no planeta, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas.
Para celebrar as ações em torno da preservação deste recurso fundamental em todo o mundo, a ONU criou o site oficial do Ano Internacional das Florestas, onde é possível ver os eventos organizados ao longo do ano e ainda divulgar suas próprias ações em relação à causa. No site também é possível conhecer estatísticas como as divulgadas no início desta reportagem.

As Florestas no Brasil
Conforme divulgado no site do Instituto Akatu, o Brasil abriga 60% da Floresta Amazônica, a maior do planeta. Dentro do Brasil, ela se estende por nove Estados e representa mais de 61 % do Território Nacional.
Esta riqueza natural, no entanto, tem sido alvo de exploração predatória e ilegal, ameaçando sua manutenção. Apesar dos esforços do poder público, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) estimou, em 2008, que o volume de madeira ilegal da Amazônia que abastece o mercado pode chegar a 90% do total consumido no país. Outras atividades ameaçam a Amazônia são a criação de bois e o cultivo da soja. Assim, com o objetivo de combater a degradação das florestas foram criados, em 2008, os pactos da madeira, da soja e da carne.

Fonte: tianguageografico.blogspot.com

INSCRIÇÕES PARA O PROUNI COMEÇAM HOJE, 21 DE JANEIRO

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas hoje (21) e seguem até 25 de janeiro. Nesta edição serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Os estudantes interessados no benefício deverão acessar o site do ProUni. Para participar do programa, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atingido pontuação mínima de 400 pontos na média das cinco provas – também não pode ter zerado a redação.

As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita é de até três salários mínimos.

O candidato pode escolher até três cursos, elegendo sua prioridade. A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada dia 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.

Caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com divulgação da primeira lista de pré-selecionados em 27 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa de inscrições não poderá participar da disputa. O cronograma completa do ProUni está disponível no site do programa: http://siteprouni.mec.gov.br/

Fonte: Opovoonline

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

HOSPITAL DE IPU FECHA POR FALTA DE CONVÊNIO

Quem foi ontem à Maternidade e Hospital Dr. Francisco Araújo à procura de atendimento médico se deparou com um comunicado que avisava o fechamento da unidade por falta de convênio. A decisão partiu da direção do hospital que é filantrópico, depois de tentar por diversas vezes a renovação do contrato com a Secretaria de Saúde do Município. Na porta do hospital, desde cedo, era grande o número de pessoas à espera de atendimento.

“Nasci aqui e nunca vi Ipu numa situação como essa. Considero isso como um verdadeiro descaso com a saúde pública”, dizia indignado o operador de máquinas, José Ribeiro Rodrigues, que foi ao hospital ver de perto a situação crítica.
“Estou em tratamento há mais de três meses e agora não sei para onde terei que ir. O ortopedista que me acompanhava pediu desligamento”, reclamou Francisca Alves, que viajou da cidade de Pires Ferreira até Ipu.
O Hospital Dr. Francisco Araújo é polo regional, responsável pelo atendimento dos pacientes das cidades Ipu, Pires Ferreira, Varjota, Hidrolândia e Reriutaba, que representa uma população estimada em 110 mil habitantes. Recebia recursos dos Governos Federal e do Estado, no valor de aproximadamente R$ 179 mil.

Repasse atrasado
Porém, segundo a direção da unidade, desde agosto do ano passado, que o repasse sofre atraso. “Fomos obrigados a entrar na Justiça para rever as parcelas em atraso. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi firmado em dezembro, o que obrigou o Município a fazer o repasse do dinheiro retido”, disse o médico Luiz Gonzaga Timbó Correia, que trabalha no hospital. Segundo Luiz Gonzaga, por conta do atraso, alguns profissionais de Medicina já pediram desligamento do quadro de funcionário do hospital.
Fonte: ibiapabaportaldenoticias.com

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CAMINHÃO DA SOS MATA ATLÂNTICA CHEGA EM TIANGUÁ

Encontra-se em Tianguá, na praça dos Eucaliptos, o caminhão da SOS Mata Atlântica. Ele esteve na semana passada em Sobral e agora está em nossa cidade com o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”. Durante o período de 19 a 23 de janeiro, a população tianguaense poderá participar das palestras, oficinas, jogos educativos, exibições de filmes e maquetes, monitoramento de água, biblioteca para consultas, entre outras atividades.
O projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” é um caminhão adaptado pela SOS Mata Atlântica para visitar diversas cidades brasileiras levando informações e atividades de educação ambiental sobre o Bioma mais ameaçado do país. É uma iniciativa que já passou por 70 cidades em 16 estados brasileiros mais o Distrito Federal. No final de 2010, a exposição passou por outras três cidades cearenses: Aracati, Fortaleza e Caucaia. Mais de três mil pessoas puderam participar das atrações conduzidas pela equipe do projeto e parceiros.
O horário de funcionamento é das 16h às 21h na quarta-feira, das 15h às 21h de quinta-feira a sábado, e das 12h às 18h no domingo.

Qualquer pessoa pode participar das atividades, inclusive o projeto conta com uma estrutura própria para receber deficientes físicos, com um elevador específico localizado na parte de trás do caminhão.
Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas ao projeto. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar.

PROGRAMAÇÃO

Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.
Patrocinadores: Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus.
Cidade: Tianguá (CE) - Data: de 19 a 23 de janeiro de 2011.
Local: Praça do Eucalipto - Centro
Informações: www.sosma.org.br / itinerante@sosma.org.br Telefone: (11) 3055.7886
Apoio local: Secretaria de Infraestrutura, Turismo e Meio Ambiente de Tianguá, RPPN Paulino
Veloso Camelo.
Atividades que podem ser realizadas a qualquer momento: CineMata, mini biblioteca para consultas, roda das sensações, jogo da cidadania, jogo da memória, maquete dinâmica, oficinas de desenhos, pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica e outros jogos educativos.
19 de janeiro (qua) – Praça do Eucalipto
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 16h às 21h
16h – Solenidade de Abertura.
17h - Coleta de água do Rio São Gonçalo para análise.
20 de janeiro (qui) – Praça do Eucalipto
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 15h às 21h
15h – Jogos educativos: jogo da memória e jogo da cidadania.
17h – Palestra: A Mata Atlântica é aqui em Tianguá.
21 de janeiro (sex) – Praça do Eucalipto
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 15h às 21h
16h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
19h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
22 de janeiro (sáb) – Praça do Eucalipto
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 15h às 21h
17h – Jogos educativos: jogo da memória e jogo da cidadania.
20h – Oficina de pintura: máscaras de animais da Mata Atlântica.
23 de janeiro (dom) – Praça do Eucalipto
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 12h às 18h
15h – Oficina de brinquedos feitos com garrafas PET.
18h – Encerramento das atividades.

Fonte: http://www.sosma.com.br/ (com adaptações)
Fotos: retiradas do site http://www.sosma.org.br/ e outros blogs

JOVEM É MORTA A PEDRADA EM SÃO BENEDITO

Um crime chamou a atenção da população de São Benedito, amanheceu morta uma jovem na manhã do último Sábado(15) próximo a rodoviária no loteamento novo da cidade. Populares que estiveram no local ficaram surpreendido da maneira como aconteceu o sinistro. Conforme relatos de populares a jovem foi morta com uma grande pedra, que bateram na cabeça da vítima. No local há uma grande quantidade de manilha e pedra, onde o corpo ficou escondido. Uma equipe da policia esteve no local colhendo informações e acionou o rabecão do IML (Instituto Médico Legal). A jovem aparenta ter idade de 17 anos.
FONTE: IBIAPABA PORTAL DE NOTÍCIAS.COM

MEC PRORROGA INSCRIÇÕES PARA O SISU ATÉ QUINTA-FEIRA

O Ministério da Educação anunciou nesta segunda-feira (17) que o prazo final para inscrições ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi prorrogado para as 23h59 de quinta-feira (20). O prazo original terminaria nesta terça-feira (18).

Segundo o MEC, o prazo foi prorrogado por uma decisão judicial que obriga a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a acabar com a reserva de parte de suas vagas para estudantes da rede pública do estado. A decisão, de sexta-feira (14), determina o aumento do prazo de inscrições no SiSU até quinta-feira.

A medida beneficia também estudantes das cidades atingidas pelas chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro. O MEC disponibilizou pontos gratuitos de acesso à internet nestas localidades para os estudantes poderem se cadastrar no SiSU.

De acordo com o MEC, o resultado da primeira chamada estará disponível para consulta dos candidatos no dia 24 de janeiro e os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre nos dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.

Fonte: G1

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ABERTA INSCRIÇÃO PARA A 4ª TURMA DO PROJETO JOVEM BOMBEIRO VOLUNTÁRIO DE TIANGUÁ

INSCRIÇÕES PARA A 4ªTURMA DO PROJETO JOVEM BOMBEIRO VOLUNTÁRIO 2011.1
REQUISITOS:- IDADE DE 13 A 18 ANOS INCOMPLETOS;
- DECLARAÇÃO QUE ESTÁ DEVIDAMENTE MATRICULADO EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL OU ESTADUAL DE ENSINO;
- DUAS FOTOS 3X4(RECENTES);
- COMPROVANTE DE ENDEREÇO (XEROX);
- CERTIDÃO DE NASCIMENTO (XEROX);
- PREENCHER CORRETAMENTE A FICHA DE INSCRIÇÃO.
LOCAL DAS INSCRIÇÕES:AUDITÓRIO DO CRAS (ANTIGO CSU) EM TIANGUÁ
HORÁRIO DE 08H00 AS 16H00

Fonte: jbvtiangua2009.blogspot.com

PREFEITURA DE SÃO BENEDITO LANÇA CONCURSO COM 762 VAGAS

A Prefeitura Municipal de São Benedito lançou edital de concurso para o preenchimento de 762 vagas em vários cargos, de nível fundamental incompleto a superior.
A remuneração é de até R$ 8 mil. As inscrições devem ser realizadas de 14 a 28 de janeiro de 2011, no auditório do Núcleo de Arte Educação e Cultura (Naec) - rua Capitão Miranda, S/N, Centro São Benedito. As taxas são de R$ 22,00 e R$ 96,00.
Provas
As provas escritas serão realizadas no dia 20 de fevereiro de 2011, em local e horários a serem divulgados posteriormente.
O gabarito provisório das provas escritas será divulgado no dia 21 de fevereiro de 2011, a partir de 12h.
A prova física será no dia 27 de março 2011, e a divulgação no dia 29 de março de 2011.
Prazo
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

mais informações no link: