quarta-feira, 31 de agosto de 2011

OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL: SECRETÁRIO E PRESIDENTE DE LICITAÇÃO SÃO PRESOS NA IBIAPABA

Polícia Federal (PF) que cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em Tianguá, São Benedito e Ibiapina, desde ás primeiras horas desta quarta (31) em virtude da operação - “Província 2” - que investiga licitações fraudulentas no interior do Ceará, já colocou alguns servidores municipais na cadeia.
Segundo o secretário de administração da prefeitura de Ibiapina, Luíz Bezerra França, no município foram presos o secretário de cultura e o presidente da comissão de licitação. Além disso, o secretário confirma o recolhimento de documentos contábeis relativo a licitações e tesouraria da prefeitura de Ibiapina. “Pode ser que exista (irregularidades), mas eu não tenho conhecimento de irregularidades”, diz o secretário Luís, cuja pasta faz as solicitações das licitações.
Nas prefeituras de São Benedito e Tianguá, servidores confirmaram a presença de policiais federais vistoriando as sedes administrativas, recolhendo documentos e realizando prisões. A PF informou que apenas está auxiliando o MPE no cumprimento dos mandados e que as informações completas sobre a operação serão dadas no fim da tarde desta quarta-feira, na sede do MPE
FONTE: (BLOG SOBRAL DE PRIMA e G1 Ce)

MAESTRO ÂNGELO PORTELA RECEBE PRÊMIO TIANGUÁ EM FOCO 2010

Na categoria MÚSICA, o MAESTRO ÂNGELO PORTELA ganhou o Prêmio Tianguá em Foco 2010.
O maestro há vários anos vem fazendo um brilhante e importante trabalho, pois ensina em média 200 alunos de baixa renda a ter o gosto pela música.Ele foi notícia algumas vezes no Jornal Diário do Nordeste, e foi uma das atrações da Tv Verdes Mares, quando esta transmitiu a programação direto de tianguá. Apresentou-se na Tv Diário no aniversário do município. Foi uma das atrações principais no Festival de Música da Ibiapaba em Viçosa do Ceará. E se apresentou em várias cidades do Brasil, tendo convites para apresentações fora do país.
A Orquestra Dr. Edvaldo Moita mantida pela SOMUT (SOCIEDADE MUSICAL TIANGUAENSE). é um projeto que mudou a vida de muitos jovens no município que além de aprenderem música compartilham lições de bons modos.Fato mais interessante é que os alunos não pagam nada. Os alunos do Maestro estudam em escolas públicas e tem boas notas. Nas atividades diárias recebem toda atenção do maestro e que, além de aprenderem música, possuem horário para lanche e interatividade.
(CLIQUE NA FOTO ACIMA PARA VER O VÍDEO)





No repertório vão músicas para todos os gostos. Na banda, vários instrumentos são tocados como flautas, clarinetes, sax, trompetes, trombones, baixo, bateria e uma brilhante percussão. Os alunos aprendem a tocar todos os instrumentos que vão se revezando formando uma bela harmonia. No show eles fazem até coreografias.
A música contagia esses meninos que antes tinham poucas perspectivas, e que agora têm disciplina, sonhos e ocupação. O trabalho deste maestro é digno de muito apoio por parte das autoridades públicas do nosso estado.

Durante muitos anos esse projeto passou por dificuldades mais a força de vontade do maestro fez com que os sonhos se tornassem realidade. Com a ajuda de algumas pessoas que admiram esse trabalho o projeto ganhou forças e hoje é motivo de orgulho para Tianguá.
. O maestro confessa que passou por maus momentos para não deixar a orquestra acabar.
E conta que certa vez teve que levar os meninos numa caçamba de lixo para fazer uma apresentação. Ele diz que lavou a caçamba, colocou os meninos nela e desembarcou na festa com mais de 15 mil pessoas.
As dificuldades são sempre superadas pelo perseverança deste grande maestro, que representa muito bem o povo tianguaense. Parabéns Maestro Ângelo pelo excelente trabalho e pelo prêmio!

O QUE É O PRÊMIO "TIANGUÁ EM FOCO"

O QUE É O PRÊMIO?
"Prêmio Tianguá em Foco" é um troféu concedido as pessoas que no ano de 2010 foram notícias e tiveram destaque nos meios de comunicação do ceará, elevando, engrandecendo e divulgando positivamente a cidade de Tianguá/CE.
COMO FOI FEITA A ESCOLHA DOS VENCEDORES?A Equipe tianguá em foco escolheu baseado no cumprimento de várias regras e de vários pré -requisitos obrigatórios que os candidatos deveriam ter. A escolha foi feita em Janeiro deste ano, e a entrega que seria em fevereiro foi adiada para agosto por motivo de força maior.QUAIS OS PRÉ -REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA RECEBER O TROFÉU? Dentre os critérios mais importantes estão:
TER SIDO NOTÍCIAS em pelo menos um dos seguintes meios de comunicação: Diário do Nordeste, Jornal O Povo, Tv Verdes Mares, Tv Diário, Tv Jangadeiro. Ou em jornais , sites ou canal de televisão fora do ceará.
TER FEITO ALGO QUE VALORIZE A CULTURA E AO BEM ESTAR DOS TIANGUAENSES;
TER DIVULGADO DE UMA MANEIRA POSITIVA A CIDADE;
TER FEITO ALGO DE IMPORTANTE, SEM TER O INTERESSE ELEITOREIRO; ETC.
QUAIS AS CATEGORIAS EXISTENTES ESTE ANO?
LITERATURA, MÚSICA; DANÇA; AUDIOVISUAL; RESGATE CULTURAL; e OUTRAS ARTES.
a cada dia divulgaremos uma categoria:
QUARTA 31: MÚSICA
QUINTA:01/set LITERATURA
SEXTA: 02 AUDIOVISUAL
SÁBADO: 03 RESGATE CULTURAL
DOMINGO: 04 OUTRAS ARTES
SEGUNDA: 05 DANÇA

EQUIPE DA REDE GLOBO FAZ REPORTAGEM NA SANTA CASA DE SOBRAL

Uma equipe da Rede Globo de Televisão está em Sobral, desde a noite de segunda-feira, 29, para realizar mais uma gravação para o Profissão Repórter.

A cena escolhida para o quadro foi o atendimento hospitalar. E a equipe do Cacco Bacellos, que passou a manhã inteira na Santa Casa para produzir o material, acabou sendo beneficiada com o fato que aconteceu em que envolveu o ônibus com os estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Por conta da presença da equipe, muitas foram as autoridades que se dirigiram para lá, para ver o trabalho. A facilidade da equipe ao hospital acabou por causar aborrecimento aos profissionais da cidade que vive o dia-a-dia da Santa Casa.

A equipe da Rede Globo estava já se preparando para dormir em um dos hoteis da cidade quando foi acionada pela equipe da Santa Casa para presenciar e registrar o atendimento as vítimas de um acidente de grande proporção. O cenário de quem conhece a Santa Casa, adiantou que muita coisa foi maquiada para receber a equipe de Cacco Bacello. Com uma equipe de pronto atendimento nunca visto naquela unidade hospitalar. “Toda a frota do SAMU, médicos foram chamados fora da escala, até as viaturas do Ronda do Quarteirão e todo o efetivo da Guarda Municipal, ruas fechadas e escolta para cada ambulância que chegava, tinha médico de sobra, nem parecia a emergência das madrugadas que conhecemos, médicos e anestesistas que ficam até oito meses sem receber salário estavam trabalhando, comentou o repórter Wellington Macedo, num site de relacionamento.
FONTE: SOBRAL PORTAL DE NOTÍCIAS

terça-feira, 30 de agosto de 2011

ACIDENTE COM ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO DE ACARAÚ DEIXA 2 MORTOS E VÁRIOS FERIDOS

No inicio da noite de ontem segunda-feira dia 29 de agosto, um grave acidente na CE que liga Sobral a cidade de Santana do Acaraú, uma colisão do ônibus que transportava universitários da cidade de Acaraú para a cidade de Sobral com um caminhão ,deixou mortos e vários universitários politraumatizados, socorridos para o hospital Santa Casa de Sobral. Das duas universitárias mortas , uma cursava letras e outra filosofia.
Vanessa e Silvana, as duas morreram no local do acidente, os corpos foram transladado para o IML de Sobral.
RELAÇAO DOS UNIVERSITARIOS QUE DERAM ENTRADA NO HOSPITAL SANTA CASA,

ARTEMISIA PEREIRA DA SILVA 27 04 85 ACARAU
JOSE ELEOINIR DA SILVA
26 02 87 JURITIANA ACARAU
CLOVES RIBEIRO RODRIGUES
07 07 83 ACARAU
ANDERSON LILVINO SANTOS
01 01 88 CE NTRO ACARAU
JOSE HUMBERTO MAIA
15 12 75 ACARAU
FRANCISOC GLEISON DE SOUSA
14 10 91 ACARAU
JOSADARC DE SOUSA FERREIRA
20 01 91 ACARAU
ANA CAROLINA RODRIUGES
11 09 89 ZONA RURAL ACARAU
FRANCISCO ALAN SOUSA
18 06 93 ZONA RURAL BELA CRUZ
FRANCISCO NISLTON PESSOA 04
05 89 ACARAU
VAGNER ANDERSON DO NASCIMENTO
14 08 90 ACARAU
SEBASTIÃO RIBEIRO RUFINPO
20 01 88 ACARAU
MARCIA MARIA ARAUJO FONTELES
25 01 92 ACARAU
FRANCISCO DELOMAR
27 10 91 ACARAU
PATRIA VALERIA OLIVEIRA DA SILVA
29 11 91 ACARAU
DANIELE ADAO DE SOUSA
10 01 93 ACARAU
BRENA RIBEIRO ALVES
26 06 94 ACARAU
FRANCISCO DANIEL DE FREITAS GALVAO
05 08 93 ACARAU
ARIEL MONTEIRO DE VASCONCESCELOS
278 07 90 ACARAU
ANA CRISTINA DE SOUSA CARNEIRO
15 10 89 ACARAU
MARIA ELIEZE NUNES DA SILVA
10 06 92 ACARAU
FRANCISCO ARUTRU VASCONCELOS DE SOUSA
31 03 87
MARIA JAQUELINE ARAUJO 28 03 93 ACARAU
FRANCISCO TIAGO DO NASCIMENTO
16 07 90 ACARAU
GEOVANA GEOVA SILVEIRA SILVA
03 12 78 ACARAU
MARIA VANABIA ALVES
23 11 92 ACARAU
PAULO RODRIGUES DE SOUSA NASCIMENTO
20 10 91 ACARAU
FRANCISCO RAFAELE FERREIRA
17 01 81 ACARAU

MOTORISTA DO ONIBUS:
FRANCISCO MANFREDO DE LIMA MOTORISTA DO ONIBUS, ELE NADA NÃO SOFREU..
MOTORISTA DO CAMINHAO :FRANCISCO WELLINGTON DE OLIVEIRA BEZERRA/ TAMBEM NADA SOFREU

FONTE: SOBRAL PORTAL DE NOTÍCIAS

VEJA O VÍDEO DO ACIDENTE COM OS UNIVERSITÁRIOS DE ACARAÚ

VIDEO DO SITE SOBRAL PORTAL DE NOTÍCIAS

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ DE SOBRAL SUSPENDE AULAS NESTA TERÇA - FEIRA

NOTA DE PESAR.
A Reitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, considerando o trágico acidente envolvendo o ônibus que conduzia os estudantes do Município de Acaraú para Sobral, ocorrido nessa noite, vem, de público, manifestar o mais profundo pesar, ao tempo em que se solidariza com toda a comunidade acadêmica e, também, com familiares e amigos dos alunos envolvidos.

Em respeito à memória dos que faleceram, decreta luto oficial por três dias e suspende as aulas que ocorreriam no dia de Hoje, 30 de agosto de 2011, em todos os seus turnos.

A Reitoria.

JOVEM DO ACIDENTE DE GUARACIABA QUE ESTAVA INTERNADO TEM MORTE CEREBRAL CONFIRMADA


Agora as 9 horas e 39 minutos falei com o Dr. Expedito filho, pai do jovem Rodrigo Mendonça.
Com muita tristeza ele nos informou que na avaliação médica feita ONTEM pela manhã, os médicos confirmaram a morte cerebral do jovem Rodrigo Mendonça. O Dr. Expedito Filho informou ainda que até o início da noite de hoje a família tomará todas as decisões cabíveis.
Rodrigo Mendonça de apenas 17 anos encontra-se ligado aos aparelhos aguardando a decisão da família para ser desligado.

MUITA EMOÇÃO NA DESPEDIDA DO JOVEM JUSCELINO ( o outro jovem que morreu sexta-feira no mesmo acidente)
Numa demonstração de muita comoção, centenas de pessoas acompanharam, pelas ruas de
Guaraciaba do Norte, até o cemitério, o cortejo de sepultamento do jovem Francisco Jucelino Filho.
O Cortejo saiu da residência de Juscelino, aonde foi velado desde o meio dia, as 16h00
seguindo a pé pelo centro da cidade até a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres e até o cemitério. Em todo percurso, ouve momentos de muita comoção por parte de amigos, colegas da Escola Profissional, familiares e dos demais acompanhantes, numa demonstraram de quanto Juscelino Filho era querido por todos.


FONTE: PORTAL DO GUARACY

POLÍCIA DE SÃO BENEDITO RECUPERA MOTOS ROUBADAS E CLONADAS

Durante investigações, a Delegacia de São Benedito/Ce, 350 km de Fortaleza, recupera 8 motos que haviam sido roubadas em Fortaleza e em municípios próximos da capital, e que tiveram as numerações de chassis,motor e placas clonadas.

Após roubar as motos, os bandidos raspavam os dados da chassi e do motor e fazendo gravações pertencentes a motos que estavam regulares e alienadas, além de instalar uma nova placa(dublê) e falsificar a documentação criando um novo CRLV (DUT) falsificados, o que facilita a venda da motocicleta, a qual chegava a ser comercializada por valor correspondente a 25% do preço de mercado.

As motos roubadas e clonadas foram apreendidas em São Benedito e na posse de várias pessoas, sendo todas modelo HONDA BROS,CB 300 e FAN 125, fabricadas em 2010.
Na última sexta-feira(26), em operação realizada por policiais civis, sob o comando de Delegado de São Benedito Dr. Márcio Fernandes Oliveira Chagas, e em cumprimento a Mandados de Busca e Apreensão deferidos pela Justiça, o homem responsável pela venda das motos em São Benedito foi preso em flagrante na cidade de Santa Quitéria/Ce, eis que se encontrava com documentação veicular falsa.

O crime, além de prejudicar os proprietários das motocicletas roubadas trazia prejuízos aos donos das motocicletas originais (as clonadas) que circulavam com placas de outras motocicletas. Quando cometiam infrações de trânsito, chegavam a ser autuadas, sendo as notificações de multas remetidas aos donos das motos com sinais identificadores originais.

O nome do indivíduo preso não foi divulgado para não atrapalhar as investigações.

FONTE: Da Redação Ibiapaba Portal de Noticias com informações da polícia Civil de São Benedito

CONCURSO DE MISS JÁ VIROU TRADIÇÃO EM IPÚ

O Miss Ipu 2011 aconteceu na noite de ontem, sexta-feira (26/08), no Ginásio Coberto Abdoral Timbó e finalizou as comemorações alusivas aos 171 anos de emancipação política de Ipu.

A festa de escolha da Miss Ipu 2011
está se tornando nos últimos anos tradição no município de Ipu, nessa ano a responsabilidade ficou a cargo da Secretária Municipal de Turismo.
A classificação ficou a seguinte:
1ª Lugar - Mariana de Sousa Barbosa
2º Lugar - Mayra Mágila Cesário Rodrigues
3º Lugar - Maria Diana Alves Bandeira
FONTE: IPÚ NOTÍCIAS

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

29 DE AGOSTO: DIA NACIONAL DO COMBATE AO FUMO

Há 25 anos era criado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, pela Lei Federal nº. 7.488, mas a realidade ainda não é das mais animadoras. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada ano, cerca de 5 milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, devido ao consumo de produtos derivados do tabaco.
O objetivo da lei e desse dia é conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos de alguns tipos de doenças. É o mesmo proposito do dia 31 de maio, conhecido como “Dia Mundial sem o Tabaco”, que movimenta todos países na luta contra o vício.
A medicina e o bom senso afirmam que o fumo e o fumo passivo causam severos prejuízos à nossa saúde. A fumaça do cigarro prejudica, também, as pessoas que estão por perto do fumante, “os fumante passivos”, aqueles que aspiram o ar poluído pelo cigarro.

Fonte:Valenews.com/eumesintobem.com.br

IBIAPABA: JOVEM COMETE SUICÍDIO NA CIDADE DE IPÚ

O servente Francisco Alisson Rodrigues dos Santos, 25 anos, residente na Rua Padre Mororó, Bairro Caixa D'água, na cidade de Ipu cometeu enforcamento durante a madrugada de sábado (26/08).

Segundo informações, o mesmo foi encontrado por parentes por volta das 3h30min, na sala de sua residência enforcado com os punho de uma rede.

Um parente do suicida, disse que o jovem não aparentava nenhum motivo para cometer o ato.
A guarnição da PM sob o comando do Sub-tenente Neto o Sd Martins e Sd Cristiano, foram solicitada por vizinhos, que esteve no local e efetuou o procedimento legal isolando a área para aguardar a remoção do corpo para o IML de Sobral.
FONTE: IPÚ NOTÍCIAS

domingo, 28 de agosto de 2011

HOMEM É PRESO EM TIANGUÁ COM VÁRIAS IDENTIDADES FALSAS

Com imagens do circuito interno de segurança, foi possível a polícia prender estelionatário na agência dos correios de Tianguá.

O homem abriu várias contas bancárias na região com identidades falsas, e durante alguns dias vinha movimentando elas. A polícia militar tendo o comando do Capitão Artunane, prendeu esta sexta-feira o acusado e levou até a delegacia. Foi encontrado com ele pelo menos 5 identidades falsas, notebook e outros aparelhos digitais, e uma agenda com informações sobre as movimentações financeiras.

sábado, 27 de agosto de 2011

OUTRAS NOTÍCIAS DO ACIDENTE ENVOLVENDO JOVENS DE GUARACIABA

O portal do Guaracy entrou em contato, por telefone, com o Dr. Expedito Filho, pai do jovem José Rodrigo Barreto Alves Mendonça, que se encontra internado na Santa Casa de Sobral, em estado gravíssimo em virtude do acidente sofrido ONTEM por volta das 04h05m, em Inhuçu, quando retornava, com mais três amigos, de Ubajara com destino a Guaraciaba do Norte.
Dr. Expedito, que retornou de São Paulo e já se encontra em Sobral, informou que deveria ter sido feita mais uma avaliação pelos médicos, do estado de saúde de seu filho Rodrigo, porém por sua pressão arterial se encontrar em níveis muito baixos, não pode ser feita e espera que a mesma aconteça ainda hoje, para poder nos informar melhor.
FONTE: GUARACIABA-CE.BLOGSPOT.COM

10 MIL PESSOAS NO GRANDE SHOW DO CHICLETE COM BANANA NO ANIVERSÁRIO DE IPÚ

Um clima de muita alegria e emoção tomou conta da cidade de Ipu na noite de quinta-feira (25/08), com a apresentação da super banda Chiclete com Banana, que se apresentou pela primeira vez na cidade. A festa comemorou os festejos pelos 171 anos de Emancipação Política do município de Ipu.

As 23:00h Bell Marques e a galera do Chiclete com Banana deu os primeiros acordes no Palco montado da parte de frente do Grêmio Recreativo Ipuense.

Bell começou com a canção “Chicleteiro eu, Chicleteiro ela” e emendou com grandes sucessos de sua carreira “Para nós é muito bacana chegar até aqui em Ipu e participar de uma festa tão assim comemorada... é a primeira vez que estamos aqui... é fato inédito para o chiclete com banana está pela primeira vez depois de tanto anos de estrada”, disse Bell antes do Show.

De acordo com os diretores do Grêmio cerca de 10 mil pessoas compareceram no Show.
FONTE: IPÚ NOTÍCIAS

CARRETA TOMBA EM VÁRZEA DO GILÓ EM IPÚ E POPULAÇÃO SAQUEIA CARGA

Uma carreta carregada de cimento tombou na tarde desta sexta-feira (26/08) na CE-187, no distrito de Várzea do Giló, na cidade de Ipu, 298 km de Fortaleza. O motorista escapou ileso sem nenhum ferimento, e, com o ocorrido, dezenas de populares saquearam a mercadoria em pouco tempo.
O acidente aconteceu, por volta de 14h, quando o motorista estava descendo a serra, passando pela localidade de São João.O veículo de placas JTF 3330, Fortaleza-CE, faltou os freios e começou a ganhar velocidade sobrando na curva próximo a entrada da antiga AABB da serra, o veículo, só parou depois de bater numa árvore já dentro de um sítio.
A carga ficou espalhada em torno do caminhão que foi totalmente saqueado por populares. De acordo com o motorista, Raimundo Almeida, 57 anos, a carga era de aproximadamente 60 (sessenta) sacos de cimentos que seriam descarregados na cidade de Ipueiras-CE.
FONTE: IPÚ NOTÍCIAS

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

JOVEM DE GUARACIABA MORRE EM ACIDENTE NO DISTRITO DE INHUÇÚ EM SÃO BENEDITO



(FOTO DO FACEBOOK DE PEDRO XIMENES RETIRADA DO BLOG DIASSISLIRAGBA.BLOGSPOT.COM)


O acidente aconteceu por volta da 5 horas da manhã de hoje próximo ao Distrito de Inhuçú em São Benedito. Quatro jovens de Guaraciaba do Norte vinham de uma festa que tinha acontecido na cidade de Ubajara, em um Eco Sport que era dirigido pelo jovem Rodrigo que é filho do conceituado odontólogo Dr. Expedito filho.
Segundo os primeiros levantamentos o acidente deixou uma vítima fatal que trata-se do jovem Juscelino Filho (FOTO), que é filho de uma figura muito conhecida em toda a região, Juscelino da barraca do coquetel. O condutor do veículo o jovem Rodrigo foi transferido pra Sobral e estar aguardando a avaliação médica pra ser transferido pra Fortaleza pois o estado de saúde dele é muito grave e os outros dois ocupantes do veículo foram hospitalizados mais não correm risco de morte.
FONTE: TABAJARA AM

IPÚ COMPLETA 171 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA



O município de Ipu, localizado na Serra da Ibiapaba e no sertão, está celebrando os 171 anos de emancipação política. A programação iniciou na segunda-feira, 22 de agosto, com encerramento previsto para o dia 26 de agosto, data do aniversário do município.Desde a manhã do dia 22, que os ipuenses contam com uma programação repleta de atrações voltadas para os artistas locais. Já aconteceu a apresentação da Banda de Música de Ipu, que mesmo com as dificuldades que enfrenta, fez a abertura da Semana do Município. O coral “Cantando a Vida”, dos pacientes do CAPS, a exposição de artes plásticas com artistas ipuenses, uma feira de artesanato e o Grupo Choro Feliz marcaram o primeiro dia de comemoração.

Na data de sua emancipação, 26 de agosto, haverá uma missa campal na Praça de Iracema e o desfile do Concurso Miss Ipu, no Ginásio Coberto Abdoral Timbó, finalizando com um show musical.

FONTE: CORREIO DA IBIAPABA

ALUNAS DE UBAJARA RECEBEM PRÊMIO LITERÁRIO EM FORTALEZA

A Escola Grijalva Costa tem motivos de sobra para comemorar. A Academia Feminina de Letras do Ceará – ALFECE – realizou um concurso literário voltado para os jovens do ensino médio das escolas públicas da Ibiapaba. Os participantes enviaram as redações em agosto de 2010 e, este ano, o resultado foi animador. Seis alunas da Escola foram agraciadas com o prêmio nomeado por Clara Leda, escritora ubajarense e membro da ALFECE. As alunas foram premiadas (do segundo ao sétimo lugar) pela produção de uma redação com tema “Belezas naturais do município”. A solenidade de entrega de medalhas aconteceu na Casa de Cultura Juvenal Galeno, em Fortaleza..
Raiane de Brito Silva, moradora do Sítio Cajueiro e vencedora do segundo lugar, provou que tem o domínio não só da disciplina de português, mas também em matemática, pois mereceu o primeiro lugar no SPAECE - Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará. Ela e mais 11 estudantes da Escola Grijalva Costa foram destaques no resultado do SPAECE.

.................................................Professora Ana Paula e a escritora Clara Leda
A escola tem como gestora a Professora Hélia Ferreira e desenvolve diversos projetos de cunho social visando incentivar uma cultura cidadã na comunidade local. Destaques para projetos ambientais, movimento do Dia da Consciência Negra, Gincanas de Português e Matemática, English Show, etc.

Fundada em 1954 e construída em um terreno doado pela Prefeitura, a escola foi inicialmente denominada ESCOLAS REUNIDAS DE UBAJARA, mais tarde recebeu o nome do Deputado Grijalva Ferreira da Costa em homenagem póstuma ao ubajarense.

FONTE: REPORTAGEM: Monique Gomes para o Jornal Folha Ubajarense

IBIAPABA GEROU POUCOS EMPREGOS NOS ÚLTIMOS ANOS

O turismo em diversas praias e a exploração de petróleo contribuíram para o crescimento de cerca de 126% da geração de empregos formais no Litoral Oeste, aponta estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Baturité e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foram os únicos dados negativos, com, -13,5% e -4%, respectivamente.

A década foi marcada por dois momentos de grandes perdas de emprego formal para Sobral/Ibiapaba. Eloísa lembra da “invasão” do produto chinês no Ceará em 2005 e 2008, o que tornou injusta a concorrência com os calçados produzidos em Sobral. Foram demissões em massa.
De 2000 a 2010, somente Sobral/Ibiapaba apresentou saldo negativo nas vagas de emprego formal (-923).

Reduzir migrações
O resultado de baixo índice de desenvolvimento em determinadas regiões pode resultar na migração da população para maior centros urbanos, trazendo maior demanda de serviços e aglomeração populacional.
FONTE: JORNAL O POVO

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MOTORISTAS RECLAMAM DE BURACOS NA BR-222 EM TIANGUÁ

Quem passa por Tianguá pela BR 222, tem sofrido com alguns buracos. Trechos como próximo ao Sítio Corrego, Rodoviária, Ceasa, Antão, e Substação tem tirado a paciência de muitos motoristas.

Há algumas semanas atrás, alguns buracos foram tampados provisoriamente, mas hoje os motoristas devem redobrar a atenção, pois os riscos de acidentes são grandes. Há trechos que os veículos entram na faixa oposta (na contra-mão). Em outros, os motoristas vem com uma certa velocidade, e não dão tempo desviar, tendo que passar por dentro dos buracos. Vários motoristas já tiveram prejuízos causados por esse problema.

E isso sem contar com as obras paralisadas que tanto tiram o sono dos moradores da BR222.

Para nós que pagamos impostos (que são muitos) só resta a pergunta: até quando vamos ter que conviver com esses problemas?

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CERCA DE 200 TONELADAS DE MADEIRA SÃO APREENDIDAS EM TIANGUÁ

Cerca de 200 toneladas de madeira foram apreendidas nesta segunda-feira, 22, em oito abordagens feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Aracati, Tianguá e Coreaú.
Os carregamentos foram apreendidos por não possuírem documentação fiscal nem ambiental.

Segundo a PRF, cerca de 180m³ foram apreendidos em uma fazenda na região de Tianguá, a 317 quilômetros de Fortaleza. Outros 55 m³ foram apreendidos em abordagens realizadas pela Polícia em rodovias federais nos municípios de Aracati e Coreaú.

A ação faz parte da operação Seiva da Serra, coordenada pela PRF e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o chefe de fiscalização do Ibama, Rolfran Ribeiro, o objetivo da operação é combater a entrada de madeira clandestina de origem florestal na região da serra da Ibiapaba.

Em funcionamento desde a última quarta-feira, 17, a operação apreendeu até o momento 250m³ de madeira, que serão doados a instituições e Organizações Não-Governamentais (ONGs) registradas no Ibama.
FONTE: O POVO ON LINE

QUADRILHA QUE AGIA NO INTERIOR DO CEARÁ É PRESA EM TIANGUÁ



Uma quadrilha especializada em assaltos a agências bancárias, estabelecimentos comerciais e residências de luxo foi presa pela Polícia Federal (PF) na segunda-feira (22) no município de Tianguá, a 318 quilômetros de Fortaleza. Três homens foram presos na madrugada após um furto a um mercadinho. Segundo a PF, um sargento reformado da Polícia Militar está envolvido com a quadrilha e continua foragido.
De acordo com o delegado federal Tarcísio Abreu, da Delegacia de Combate ao Crime Organizado, a PF havia recebido informações de que a quadrilha vinha de São Paulo para agir no interior do Ceará. Policiais monitoravam o grupo de assaltantes há 10 dias esperando alguma ação do grupo.
“Quando tivemos a informação de que um mercadinho havia sido furtado, resolvemos abordá-los”, informou o delegado. Com a quadrilha, a polícia encontrou dinheiro, cheques, um computador, um revólver calibre 38 com numeração raspada e as ferramentas utilizadas para arrombar o mercadinho. A PF também informou que o sargento reformado da Polícia Militar deu apoio ao grupo no furto. “Ainda não sabemos o grau de envolvimento do policial com a quadrilha”.

O delegado também informou que a quadrilha planejava realizar um furto na casa do pai do prefeito de Frecheirinha e que o sargento reformado teria ligações com esse município. Os três homens, um deles cearense, estão presos na Cadeia Pública de Tianguá e responderão por furto, formação de quadrilha e porte ilegal de arma.

FONTE: G1 CE