quarta-feira, 20 de agosto de 2014

DAS 184 CIDADES CEARENSES, APENAS 19 TÊM DELEGACIAS 24 HORAS

Delegacia de Paraipaba, idêntica às demais Fonte: arquivo do Governo CE
Morar no interior já não é mais sinônimo de tranquilidade. No Ceará, a violência se alastra pelos municípios e a população convive com um constante problema de falta de delegacias. Das 184 cidades que compõe o estado, 19 têm delegacias regionais, que funcionam 24 horas e outras 76 têm delegacias municipais que funcionam de segunda-feira a sexta-feira até o início da tarde. 
No caso das cidades onde há delegacias municipais, caso ocorra algum flagrante na sexta-feira a noite, por exemplo, o popular tem duas opções: ou se dirige até uma cidade com uma delegacia regional ou espera até segunda-feira. “O prejuízo para a população é enorme. Em um caso de um flagrante, os policiais terão que descobrir qual a delegacia, num raio de 400 km, que tenha um delegado para realizar um procedimento”, relata o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol), Gustavo Simplício.
Em Paraípaba, no interior, há uma delegacia nova que foi entregue em 2013 e nela trabalham cinco inspetores, um escrivão e um delegado. Durante uma visita ao local, a equipe do Jornal Jangadeiro/TV Jangadeiro recebeu a informação de que o delegado titular tirou férias e não mandaram nenhum substituto. O sindicato da classe afirma que esta prática é comum.
Caso algum paraípabense necessite de um serviço de Polícia Civil no final de semana, ele pode se dirigir até Icó, a 71 km de distância.
A assessoria de imprensa da Polícia Civil disse que reconhece o problema de falta de delegacias plantonistas, mas que está trabalhando para resolver o problema. Um novo concurso público para o preenchimento de mais de 700 vagas já foi autorizado e deverá ser lançado em breve. Com um quadro maior de servidores, a polícia pretende aumentar o número de unidades plantonistas, embora não haja um prazo concreto.
Fonte: Tribuna do Ceará