domingo, 12 de outubro de 2014

EXAME DE HOMEM SUSPEITO DE TER EBOLA NO BRASIL DÁ NEGATIVO

Ministro Artur Chioro (Saúde) afirmou neste sábado (11) que "o Brasil continua sendo um País com poucas chances de transmissão" do ebola FOTO: AGÊNCIA BRASIL
O paciente guineano internado e isolado no Brasil não tem Ebola, anunciou neste sábado o ministério da Saúde, depois de receber os resultados do primeiro exame.
"O ministério da Saúde informa que o exame para o diagnóstico do paciente suspeito de infecção pelo vírus Ebola teve resultado negativo", afirma um comunicado, antes de explicar que o exame precisa ser confirmado em 48 horas. "O estado de saúde é bom, não apresenta febre e continua em isolamento total no Instituto de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro", destacou o ministério.
O governo informou que, caso o segundo exame confirme o resultado negativo para o Ebola, o paciente deixará o isolamento e o sistema de vigilância das pessoas com as quais manteve contato será desmontado.
O novo exame de sangue será feito no domingo e a mostra será enviada para a análise em um laboratório especializado no Pará, o mesmo que examinou a primeira prova.
O homem de 47 anos chegou ao Brasil procedente da capital da Guiné, Conacri, de onde saiu em 18 de setembro, com escala em Marrocos e com destino final no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em 19 de setembro.
O guineano estava na cidade de Cascavel (interior do Paraná) e compareceu na quinta-feira a uma Unidade de Pronto Atendimento depois de apresentar um quadro febril.
As autoridades informaram que ele não apresentou sintomas como vômitos, diarreia ou hemorragia. Na sexta-feira, o paciente foi transportado, em um avião milita e de acordo com protocolos de segurança, do Paraná para o Rio de Janeiro, onde foi levado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Guiné é um dos três países da África Ocidental, ao lado da Libéria e de Serra Leoa, mais afetados pela epidemia de Ebola, que já matou 4.033 pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os sintomas da doença são febre, diarreia, vômitos, além de fortes dores musculares e das articulações. O vírus é transmitido pelo contato com fluidos corporais de uma pessoa infectada ou ao tocar o cadáver de uma vítima.
Fonte: Diário do Nordeste