segunda-feira, 13 de outubro de 2014

SERRA DA IBIAPABA CAMINHA PARA COLAPSO NO ABASTECIMENTO D'ÁGUA

O Açude Jaburu I abastece todas as cidades situadas na Serra da Ibiapaba e algumas cidades do Sertão, o reservatório era conhecido pela fartura d’água e paisagem fascinante, entretanto, infelizmente, a realidade não é essa.
É gigantesca a possibilidade de um colapso no abastecimento d’água na Serra da Ibiapaba já no ano de 2015.
Dr. Luiz Alberto durante discurso em Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Tianguá. Foto: Matheus Urias.
No Mês de Setembro a Câmara de Vereadores de Tianguá recebeu durante sessão ordinária o Doutor Luiz Alberto, Gerente da Unidade de Negócios da CAGECE na região da Ibiapaba, ele fez uso da tribuna e afirmou que a situação do açude é desesperadora e a CAGECE já pôs em ação o plano B – que trata-se do racionamento de água, o Doutor Luiz Alberto classificou-se como ENCURRALADO e disse que já pôs em prática o plano A, atualmente o plano B e o próximo pode ser o plano O – de Orar! É uma situação desesperadora.
Segundo dados disponíveis no Portal Hidrológico do Ceará, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – órgãos do Governo do Estado, o reservatório Jaburu I tem apenas 31% de sua capacidade, uma marca histórica e negativa – a situação é o reflexo do mau uso e desperdícios, do calor escaldante e das chuvas que já não caem como outrora.
Imagem registrada no Mês de Setembro. Foto: Maria Judite de Araújo.
A água, líquido preciosíssimo e vital, que nos garante a sobrevivência pode faltar ao povo da Ibiapaba já em 2015. O Jaburu agoniza, mas, segue valente, sendo usado não só para o consumo humano, mas também, para o setor produtivo, como o agronegócio, que tem na água um dos insumos imprescindíveis para a existência de seus negócios.
Enquanto isso muitas pessoas fazem uso da água da pior maneira possível, lavando calçadas e carros sem demonstrar nenhuma preocupação com a quantidade de litros e mais litros de água tratada jogada fora.
Em conclusão, é tempo de agir, de mobilizar, da participação de todos, é urgente, cuidar da água, agir de maneira sustentável e fazer uso racional deste líquido importantíssimo, todos nós somos sabedores disso, então, que demonstremos que a água é realmente algo que consideramos importante e tomemos iniciativas para otimizar e reduzir o consumo no presente, comece hoje e faça sua parte!
Por Matheus Urias | Vamos Pensar Verde