quarta-feira, 30 de abril de 2014

ÔNIBUS DE BANDA DE FORRÓ SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM MORTE NO CEARÁ


O ônibus da banda de forró Caviar com Rapadura colidiu frontalmente com uma motocicleta na noite desta terça-feira (29), em Boa Viagem, a 217 quilômetros de Fortaleza. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no quilômetro 205 da BR-020, por volta das 19h30.
No acidente, o condutor da moto, um homem de 25 anos, morreu na hora. Um passageiro do ônibus da banda sofreu ferimentos leves na perna esquerda e foi encaminhado a um hospital da região.
De acordo com a polícia, a vítima seguia no sentido Tauá-Boa Viagem, enquanto o ônibus ia no caminho contrário, com destino ao estado do Maranhão, onde faria um show em Balsas, nesta quarta-feira (30).
Os músicos da banda e os vocalistas Cesinha e Michelle Menezes não sofreram ferimentos. O G1 tentou entrar em contato com a assessoria da banda, mas não recebeu esclarecimentos sobre o acidente e se algum show foi cancelado.
Fonte: G1 CE

AGRICULTOR SAI DA ROÇA PARA CONQUISTAR DIPLOMA DE AGRÔNOMO NA UFC


A 103 quilômetros de Fortaleza, no município de Pentecoste, José de Paula Firmiano de Sousa, agricultor e pai de oito filhos, resolveu mudar o destino da família. “Zé Alfredo”, como é conhecido pelos amigos, iniciou o trabalho na roça ainda criança, aos 7 anos, plantando milho, feijão e algodão. Aos 37, entrou pela primeira vez em uma escola com uma meta: a de ingressar na universidade.
“Eu sentia necessidade de falar corretamente, até de discursar diante das pessoas. Percebia esse desejo, e as coisas foram se encaminhando para que eu conquistasse algo melhor”, conta. Por meio de supletivo, concluiu o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Graças ao Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece), formado por estudantes de municípios do interior do Ceará, fez o pré-vestibular. “A minha rotina era trabalhar e estudar nas horas vagas”.
Por dois anos, ele e a filha andavam cerca de 10 quilômetros até a comunidade rural de Cipó, a fim de participar dos estudos em células para ingressar na universidade. Iam a pé, de canoa, de motocicleta e, às vezes, tinham a sorte de conseguir carona até o local, que funciona em um campo aberto, no meio do Sertão do Ceará.
O esforço não foi em vão. Pai e filha passaram no vestibular e ingressaram na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele, no curso de Agronomia, ela em Geografia. Com a conquista, Zé Alfredo passou a morar na residência universitária, em Fortaleza.

De segunda a sexta-feira a rotina era voltada aos estudos para o curso. Além de bolsista universitário, ainda fazia trabalhos extras durante a semana. No sábado, já estava novamente em Pentecoste para trabalhar na roça e ajudar a esposa e os filhos, ainda pequenos. “Eu ficava trabalhando na agricultura rudimentar. Todas as culturas que davam certo plantar, eu plantava”. Já o domingo era destinado a ministrar aulas no Prece para ajudar companheiros da comunidade a ingressarem na faculdade, assim como ele. “Me tornei facilitador das disciplinas, é uma experiência muito boa”, comemora.
Zé Alfredo, ao longo da graduação, trabalhou com afinco para que muitos de sua região também tivessem a oportunidade de entrar na universidade. “Se o meu Ensino Fundamental e Médio não tivessem sido na dificuldade, se fossem muito fáceis, não daria tanto valor à universidade como eu dou. Eu era uma pessoa da roça, não tinha o hábito de ficar fora da minha comunidade, foi tudo muito difícil”, confessa.
Segundo o agrônomo, o mais árduo foi ter de ficar longe da família. “Morar na residência universitária e ficar distante da minha esposa e dos meus filhos foi muito complicado. Toda vez que eu saía, minha filha chorava. A gente sente muito, porque é uma mudança grande”, relata.
Desistir?
Engana-se quem pensa que as férias do agricultor e estudante eram somente lazer. Tinha de colocar em dia o que estava faltando na roça. O trabalho realmente era pesado. Por vezes, José de Paula pensou em desistir do curso – que tem duração de cinco anos – e voltar a morar e trabalhar de sol a sol em Pentecoste, mas o apoio da esposa foi fundamental para que fosse até o fim. “Eu ia abandonar os estudos, porque todos da minha casa estavam trabalhando muito, e eu precisava ajudar. A minha esposa me pediu para não fazer isso, porque a minha formatura eu estava devendo a ela. O lado positivo foi muito forte para que tudo desse certo”, conta.
A batalha valeu a pena. No fim de 2013, lá estava Zé Alfredo, aos 53 anos, entre os 404 concludentes dos centros de Ciências, de Tecnologia e de Ciências Agrárias que colaram grau na Concha Acústica da UFC. “Eu não tenho palavras para dizer o tamanho da minha felicidade em ter concluído o curso. A minha meta é continuar estudando, enquanto eu tiver condições e oportunidade. Uma coisa que me faz bem é estudar”, diz.
Fonte: Tribuna do Ceará

PESQUISA MOSTRA DILMA COM 37% DOS VOTOS

A avaliação do governo Dilma Rousseff (PT) e sua aprovação pessoal mantiveram trajetória de queda em abril, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT)/MDA divulgada ontem.


As intenções de voto em Dilma caíram para 37%, ante 43,7% em fevereiro. Uma variação de 6,7 pontos percentuais. Já Aécio subiu para 21,6%, 4,6 pontos percentuais em relação aos 17% registrados em fevereiro. Eduardo Campos (PSB), avançou para 11,8% , antes estava com 9,9%. Esta variação, entretanto, ficou dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais.

Fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 28 de abril de 2014

BRASILEIRO COME BANANA EM JOGO EM PROTESTO AO RACISMO


 
O brasileiro Daniel Alves voltou a ser vítima de racismo na Europa. Na partida entre Villarreal e Barcelona, neste domingo, pelo Campeonato Espanhol, a torcida do time da casa jogou uma banana em direção ao lateral-direito da seleção brasileira quando ele se preparava para cobrar um escanteio.

A cena não é inédita no futebol. Provocações desse tipo têm se alastrado no esporte. Mas desta vez, a intenção do torcedor espanhol racista não deu certo. Irreverente, Daniel Alves não se intimidou com a agressão, pegou a fruta no chão dois passos à sua frente e decidiu comê-la, tirando de letra a ofensa e dando exemplo.
Na sequência da jogada, o brasileiro bateu dois escanteios seguidos como se nda tivesse acontecido. No segundo deles, já com a banana digerida, saiu o segundo gol do Barcelona.
FONTE: EM RESUMO.COM

VEJA O VIDEO DO JOGO


FALTAM 47 CADEIAS PÚBLICAS E 90 DELEGACIAS NO INTERIOR DO ESTADO


Conforme a Lei Federal de Execuções Penais e a Lei Estadual 12.342 - o Código de Divisão e Organização Judiciária do Ceará - todo Município deve ter uma Cadeia Pública. Pode parece estranho que alguma cidade do Estado não tenha este equipamento, mas a verdade é que 47 cidades não possuem nenhum tipo de unidade prisional, para custódia de detentos. Para piorar a situação, 90 municípios cearenses não têm delegacias.
Imagine ter que viajar para registrar um procedimento simples como um Boletim de Ocorrência (B.O.). Pois é assim que os moradores de 90 cidades cearenses precisam agir para terem seus direitos de usufruir dos serviços públicos garantidos.
O descumprimento às Leis, tem gerado problemas maiores e alguns magistrados já estão se negando a receber presos oriundos de outras cidades, por conta da superlotação das unidades. A sensação de falta de proteção, de ausência de Justiça e de Segurança Pública é grande no Interior.
A advogada Delma Feitosa, nomeada defensora pública do Município de Aiuaba, na Região dos Inhamuns, disse que os problemas gerados pela falta de cadeia e delegacia são muitos, mas o mais grave é a dificuldade encontrada pelos servidores do Poder Judiciário para manterem contato com o preso.
Fonte: Diário do Nordeste

PAPA FRANCISCO CANONIZA JOÃO PAULO II E JOÃO XXIII

 
O papa Francisco declarou neste domingo a canonização de seus antecessores João Paulo II e João XXIII diante de centenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano, numa cerimônia sem precedentes que ganhou peso histórico ainda maior com a presença do papa emérito Bento XVI.

    Foi a primeira vez na história que um papa em exercício e um papa emérito celebraram uma missa juntos em público, ainda mais em um evento realizado para homenagear dois de seus mais famosos antecessores.

    A presença de Bento XVI foi uma reflexão do ato de equilíbrio que Francisco imaginou ao decidir canonizar João Paulo II e João XXIII numa mesma ocasião, mostrando a união da Igreja Católica ao honrar dois papas igualmente amados por conservadores e progressistas.
Recitando em latim, Francisco disse que, após deliberações, consultas e orações pela divina providência, “declaramos e definimos que os abençoados João XXIII e João Paulo II sejam santos e os incluímos entre os santos, decretando que eles devem ser venerados como tais por toda a Igreja”. A declaração foi recebida com aplausos da multidão que lotou a Praça de São Pedro.
  
   O Ministério do Interior da Itália havia previsto que em torno de 1 milhão de pessoas assistiriam à missa de canonização na Praça de São Pedro, nas ruas dos arredores e em outras “piazzas” nas cercanias, onde foram instaladas telas gigantes de TV para a transmissão da cerimônia.

FONTE: EM RESUMO

CEARÁ É O SEGUNDO DO NORDESTE EM NÚMERO DE PROFESSORES GRADUADOS

foto: Fabiane de Paula

Apesar de a meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso Nacional, estipular que 100% dos professores da Educação Básica estejam graduados em 2015, no Ceará 79,8% possuíam nível superior, em 2012, ou seja 72.933 docentes. Meta audaciosa, na visão do mestre em Educação Marco Aurélio de Patrício Ribeiro.
No Brasil, o percentual é de 78,1%. Já no que diz respeito à licenciatura, 70,7% dos profissionais atuantes na rede de ensino do Estado fizeram o curso. Em números absolutos, foram 64.647 professores. O levantamento é do movimento Todos Pela Educação para o Observatório do PNE com dados do Censo Escolar da Educação Básica 2013. Os que finalizaram a graduação sem licenciatura chegava a somente 9%, em 2012, o que equivale a 8.286 pessoas.
O Ensino Fundamental é o mais complicado em termos de formação de professores. Apenas 19,8% - 14.039 em números absolutos - dos docentes nos anos finais daquela etapa da educação possuíam licenciatura na área que atuam, no ano passado. No entanto, 87% tinham nível superior, em 2013.
Fonte: Diário do Nordeste

domingo, 27 de abril de 2014

BRASILEIRO IMAGINAVA COPA COMO SALVAÇÃO DO PAÍS, DIZ RONALDO


O ex-jogador Ronaldo, hoje membro do Comitê Organizador da Copa, voltou a falar do legado do evento para o Brasil e disse que a frustração do povo acontece devido a uma falsa expectativa que foi criada.
“O brasileiro imaginava a Copa como salvação do País: segurança, saúde etc. Mas agora as pessoas começaram a ver que ela não vai resolver tudo. Mas a gente tem que lembrar que tem novos estádios, empregos, investimentos na cidades-sede. Continuo acreditando que a Copa é uma grande oportunidade mesmo que não resolva nossos problemas”, disse Ronaldo durante o 1º Fórum de Gestão Esportiva, em São Paulo.
Fonte: O Povo
 

sábado, 26 de abril de 2014

Freios de moto: aprenda a usá-los corretamente


Os sistemas de freio dos carros evoluíram bastante desde o século passado. Deixaram de atuar apenas nas rodas traseiras e passaram a agir também nas dianteiras, de modo a compensar a rolagem transversal da carroceria. Depois trocaram os tambores pelos discos, menos propensos ao superaquecimento (que reduz consideravelmente a eficiência), e ganharam dispositivos auxiliares como servofreio, ABS, distribuidor de força de frenagem (EBD) e assistente de frenagem de emergência (BAS).

Os sistemas das motos também receberam modificações semelhantes, como o freio integral, o disco, o sistema hidráulico (que multiplica a força aplicada pelo piloto), o ABS e o EBD. Contudo, grande parte das motos possui o mais arcaico dos sistemas em produção: com tambores, cabo e varão e sem auxílio de fluídos ou dispositivos eletrônicos. Por isso é preciso ter em mente que é preciso entender que a moto exige muito mais do piloto e que é preciso aprender bem mais do que aquilo que ensinam nas autoescolas.

Inteligência, experiência, conhecimento e atenção são itens essenciais de segurança do motociclista. O primeiro depende bastante da educação básica, aquela fornecida pelos pais (principalmente) e pela escola. Os outros três dependem apenas do interesse pessoal, porque qualquer motociclista pode conhecer a própria moto e as leis da física (e de Murphy!), além de manter-se atento enquanto "opera a máquina". Uma dica importante: com todos os equipamentos de segurança e num local afastado de pessoas e coisas, é possível aprender e treinar as reações apenas simulando circunstâncias de risco.

Aqueles mitos de aplicação ideal em cada um dos freios devem ser esquecidos. Não existe fórmula certa, mas apenas as obviedades: freio traseiro sozinho é ineficaz em frenagem emergencial e freio dianteiro sozinho modifica bastante o comportamento da moto na mesma condição, apesar de ser  decisivo na eficácia da freada. Os freios devem atuar em conjunto e a força aplicada em cada um deles precisa ser modificada de acordo com as condições de piso, pneu, calibragem, peso (e sua distribuição), clima e velocidade. E é preciso variar a divisão de força numa mesma situação.

Em hipótese alguma o cidadão deve colocar sua segurança sob a responsabilidade do Estado. Mesmo que os sistemas de educação básica e de formação de condutores sejam deficientes e que as estradas sejam ruins, é possível curtir o prazer que as motos dão com o mínimo de segurança. Pilotar bem é uma questão de objetivo pessoal.

P.S.: caso o leitor não tenha notado, a foto mostra um tambor completamente queimado por causa do mau hábito do condutor pilotar com pé no freio.


Artigo escrito por Diego Menezes e publicado em Junho de 2012 no MotoReport, site fundado por ele em 2008.


sexta-feira, 25 de abril de 2014

JOVENS APRENDIZES "NUTRILITE" E BANCO BNB COMEMORAM O "DIA INTERNACIONAL DO JOVEM TRABALHADOR"



Nesta manhã do dia 25 de abril de 2014, realizou-se no Centro De Integração Empresa – Escola (CIEE) o evento de comemoração do Dia Internacional Do Jovem Trabalhador. O evento teve inicio às 08h20min e encerramento às 11h30min e composto pelos Jovens Aprendizes da Nutrilite, Jovens Aprendizes do Banco BNB, Mira Martins (professora do CIEE) e a ilustre presença dos nossos convidados: Ana Paula, representante do SINE de Tianguá; Márcia Portela, representante da Nutrilite e o Sr. Reginaldo Beviláqua, representante da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer.



As explanações de assuntos como: o Programa Jovem Aprendiz, o Jovem Trabalhador, a experiência de adoção do Programa Jovem Aprendiz na Nutrilite e as políticas públicas para a inclusão do jovem no mercado de trabalho, fizeram parte do cronograma do evento e para debate.

Esta comemoração fora bastante produtiva e superou nossas expectativas.

Nós, Jovens Aprendizes, agradecemos a todos, que se fizeram presentes e colaboram para que este evento fosse um sucesso.

Texto: Emanuela Vieira
Fotos: Marina Mendes

quinta-feira, 24 de abril de 2014

TV CULTURA TEM 2ª MELHOR PROGRAMAÇÃO DO MUNDO, DIZ PESQUISA

O Brasil tem o segundo canal de TV com melhor qualidade de programação do mundo, de acordo com uma pesquisa do instituto Populus, divulgada em janeiro deste ano. Segundo a lista, feita sob encomenda da emissora britânica BBC, a TV Cultura ganhou medalha de prata na disputa entre as 66 principais redes de televisão de 14 países, ficando atrás apenas da BBC One.
Globo, segunda representante brasileira no ranking, ficou no 28º lugar. A TV Brasil está em 32º, Bandeirantes, em 35º, Record apareceu em 39º e SBT, no último lugar entre as emissoras tupiniquins, ficou em 40º. A Rede TV! não entrou na lista.
Emissoras BrasileirasColocação
TV Cultura
Rede Globo28º
TV Brasil32º
Bandeirantes35º
Record39º
SBT40º
O estudo, chamado “International Perceptions of TV Quality”, foi feito com base em questionários online respondidos no período entre 30 de setembro e 18 de outubro de 2013, por 500 pessoas maiores de 18 anos em cada país. Elas tiveram que responder sobre o nível de qualidade da programação da TV em geral e sobre a qualidade em relação a cada um dos principais canais do território nacional.
Na disputa geral, o Brasil teve um resultado mediano, ficando em 6º lugar, com aprovação de 45% dos participantes. Em primeiro lugar, está o Reino Unido (72% de aprovação), seguido por Emirados Árabes Unidos (69%) e Estados Unidos (61%).
PaísAprovação geral da programação de TV (%)
Reino Unido72%
Emirados Árabes Unidos69%
Estados Unidos61%
Holanda57%
Austrália55%
Brasil45%
Suécia45%
Portugal44%
Dinamarca39%
Alemanha35%
França28%
Itália25%
Japão25%
Espanha23%

Fonte: exame.abril.com.br

CONHEÇA AS MARCAS MAIS AMADAS PELO CONSUMIDOR BRASILEIRO

Boticário: marca lidera pesquisa seguida de perto pela rival Natura

Quando o assunto é a relação emocional dos consumidores com as marcas, o Boticário sai na frente no mercado brasileiro, seguido de perto pela rival Natura.
A conclusão é de pesquisa encomendada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) e realizada pela consultoria Officina Sophia, divulgada nesta quarta-feira. Em 2013, o pódio foi da marca Havaianas.
Para a realização da pesquisa, foram avaliados 40 atributos relacionados a temas como qualidade do produto, disposição dos clientes em investir recursos, presença ativa nas redes sociais, lealdade dos consumidores e apego emocional com a marca, entre outros.
As 1. 475 entrevistas foram distribuídas entre as cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Jundíai, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre e Curitiba.
Segundo o especialista em relações de consumo e varejo, Roberto Meir, empresas cujos produtos se associam à moda e design criam uma maior identificação com o consumidor. "O Boticário é uma empresa que investe muito em inovação e beleza. Em uma cultura como a brasileira, que valoriza os cuidados com o corpo, trabalhar a autoestima como DNA da marca foi fundamental para consagrá-la a mais amada", analisa. 
Confira as primeiras 10 colocadas no estudo e seus respectivos desempenhos, medidos de 0 a 200 pontos. 
Samsung
131,7
O Boticário
117
Natura
102,7
Louis Vuitton
102,4
Nestlé
101,8
Havaianas
99,7
Prada
99,6
Rolex / Gucci *
97,5
Mont Blanc
95,3
Tommy Hilfiger
94,7
Samsung
para conferir a reportagem completa, além de outros  resultados por setor, clique aqui
Fonte: exame.abril.com.br

PLANTÃO POLICIAL DE ONTEM QUARTA FEIRA NA IBIAPABA

PRISÃO POR FURTO – SÃO BENEDITO 

Ontem, 23/04, por volta de 10h, no centro de São Benedito, foi preso o indivíduo CARLOS ALEXANDRE, 33 anos, brasileiro, amigado, alfabetizado, pedreiro, natural de Santa Quitéria, residente a Rua São Paulo, Cinzas, Santa Quitéria/CE. O infrator havia entrado na Loja “MAZUKE”, localizada na rua Cap. Miranda, centro de São Benedito, se passando por cliente, e no momento de distração da funcionária, o mesmo fugiu levando várias peças de roupa. O Destacamento local, sob o Comando do SubTen Sousa, logo que tomou conhecimento do ocorrido fez diligências e momentos depois conseguiu localizar e fazer a prisão do indivíduo que ainda estava com todas as peças furtadas da loja. O Infrator foi conduzido à Delegacia local onde foram feitos os procedimentos legais. 

PRISÃO POR INFRAÇÃO A LEI MARIA DA PENHA – GUARACIABA DO NORTE 

Ontem, 23/04, por volta de 10h, no Sítio São Felix/zona rural de Gba do Norte, foi preso o indivíduo ANTONIO BENTO, 34 anos, residente no Sitio São Felix/Gba do Norte. Durante uma briga de casal o mesmo lesionou com uma perfuração a faca na região do abdômen, a sua esposa CHARLIANE, 34 anos, agricultora, natural de Gba do Norte, residente no Sitio São Felix/Gba do Norte. A vítima foi socorrida por populares e conduzida ao hospital local. O acusado foi preso pelo destacamento local, sob o Comando do Sgt Filho, e conduzido à Delegacia onde foi autuado em flagrante por infração a Lei Maria da Penha. 

COLABOROU: CB PM EVALDO 
FONTE: TIANGUÁ AGORA

CEARÁ É TETRACAMPEÃO CEARENSE DE FUTEBOL


O Ceará é tetracampeão cearense!
 O Vovô conquistou o título ao empatar sem gols com o Fortaleza, na noite desta quarta-feira (24), na Arena Castelão. 
 Como o Alvinegro fez a melhor campanha geral, o empate foi suficiente para o clube garantir o título estadual no ano de seu centenário. Já para o Fortaleza, ficou a decepção da derrota e da manutenção de um incômodo tabu. Há 11 jogos o Tricolor do Pici não vence um Clássico-Rei.
Ceará   

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

quarta-feira, 23 de abril de 2014

IFCE DE TIANGUÁ ADQUIRE TELESCÓPIO SOFISTICADO


Terça-feira, 22 de Abril de 2014, o Campus de Tianguá do IFCE adquiriu um telescópio de alta sofisticação da marca Celestron modelo CPC 1100 XLT com 280 mm de abertura, maior abertura deste modelo. O equipamento, que possui sistema de motorização GoTo integrado, GPS interno e geometria do tipo Cassegrain, permite observar a movimentação de 40.000 objetos celestes, como a lua, planetas, galáxias, nebulosas e outros objetos do céu profundo. O aparelho, que custou cerca de R$ 27 mil, será utilizado nas aulas de física, na divulgação da astronomia e permitirá aproximar o IFCE da comunidade.

Segundo o professor Wellington de Queiroz Neves, coordenador do curso de Licenciatura em Física do campus, a aquisição do telescópio servirá como força motriz inicial para despertar o interesse pela astronomia nos alunos do IFCE, das escolas públicas e na comunidade. “As observações que serão realizadas periodicamente permitirão ao público ver em tempo real desde a lua até os confins do universo, o que só era possível ver através de fotos em livros e revistas”, destacou o docente. O professor destaca ainda o diferencial do campus, que apresenta uma posição geográfica privilegiada para o desenvolvimento de atividades de observações astronômicas, por estar aproximadamente a 800 metros de altitude.


FONTE: O Estado

EM TIANGUÁ, IDENTIDADE E CPF SÃO FEITOS GRATUITAMENTE ESTA SEMANA

Foto ilustrativa 
Os serviços disponibilizados através do caminhão  do Cidadão, serviço móvel da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) para a emissão de documentação estão sendo ofertados desde ontem à população de Tianguá na serra da Ibiapaba.  As ações serão realizadas entre os dias 22  e 27 de Abril numa sala  da antiga Prefeitura de Tianguá, na Praça dos Eucaliptos, centro, com a disponibilização de emissão de documentos para que a população possa retirar carteira de identidade (primeira e segunda via) e CPF gratuitamente.                                                            
O atendimento foi garantido através de uma parceria entre a Prefeitura e o o Governo do Estado, como afirmou o prefeito de Tianguá, Jean Azevedo (PROS).

FONTE: Ibiapaba Agora

TREMORES DE TERRA FORAM REGISTRADOS EM DUAS CIDADES DO CEARÁ EM DOIS DIAS


Três tremores de terra foram registrados em dois municípios do Ceará neste sábado (19) e domingo (20). O de maior intensidade,  de 2.0 graus na Escala Ritcher, foi registrado no município de Martinópole, distante 334 quilômetros de Fortaleza na Região Norte do Ceará,  às 13h09 de domingo, de acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte  (LabSis/UFRN). Segundo o LabSis/UFRN o epicentro foi registrado a 5 quilômetros da sede do município na direção nordeste.
No sábado (19) dois outros pequenos tremores foram registrados no município de Camocim, também na região Norte do Estado. O primeiro ocorreu, segundo o LabSis/UFRN, à 1h09, e o segundo, à 1h34.  Os dois eventos ocorreram a menos de 3 quilômetros de Camocim mas, como foram de pequena magnitude, não foram sentidos pela população local. De acordo com os técnicos do Laboratório Sismológico da UFRN, é possível que novos eventos voltem a ocorrer nessa região; não é descartada a possibilidade de serem sentidos pela população.
Fonte: G1CE

NÚMERO DE HOMICÍDIOS NO CEARÁ DURANTE A SEMANA SANTA CAI 33%, DIZ SECRETARIA DE SEGURANÇA

O número de homicídios durante a Semana Santa no Ceará reduziu 33% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Segundo a secretaria, entre quinta-feira (17) e domingo (20), foram registrados 52 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs); em 2013, o número havia sido 78 homicídios. Ainda segundo a SSPDS, em Fortaleza, a queda foi de 20%, caindo de 35 registros em 2013 para 28 em 2014.

Ainda de acordo com dados da Secretaria da Segurança do Ceará, 194 quilos de drogas foram apreendidos pelas Polícias Civil e Militar, de zero hora de quinta-feira (17) à meia-noite de domingo (20), representando um aumento de 8,5%, em relação ao mesmo feriado em 2013.
A Operação Semana Santa e Tiradentes do Corpo de Bombeiros registrou, de sexta-feira (18) a segunda-feira (21), sete afogamentos fatais e 30 afogamentos não fatais. Foram 3.205 ações de prevenção em todo o Estado, 3.612 pulseiras de identificação distribuídas e dez crianças encontradas e devolvidas aos pais. Estiveram envolvidos na ação 723 militares do Corpo de Bombeiros. No feriado de 2013, aconteceram três afogamentos fatais e 17 não fatais.
Fonte: G1 CE

terça-feira, 22 de abril de 2014

VACINAÇÃO NACIONAL CONTRA A GRIPE COMEÇOU ONTEM, 22

A campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 9 de maio
Na última terça-feira (22), começou a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Este ano, também podem ser vacinadas crianças entre seis meses e cinco anos de idade. Ano passado, podiam ser imunizadas apenas crianças com até dois anos. 
O público alvo inclui ainda pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional.
Até o dia 9 de maio, dia do término da campanha, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo, que soma quase 50 milhões de pessoas no País. A dose da vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). 
Em todo o país, serão 65 mil postos de vacinação. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes, doenças cardíacas e hepáticas, ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.
Fonte: Diário do Nordeste

MAIS DE MIL ADOLESCENTES JÁ FORAM APREENDIDOS NO CEARÁ EM 2014

O número de apreensões de crianças e adolescentes no Ceará neste ano já ultrapassou a barreira de mil. Somente em janeiro e fevereiro de 2014, foram apreendidos 1.013 meninos com idade até 18 anos. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Se comparado ao mesmo período do ano passado, o total de 2014 é superior em 195 casos. Além disso, a média de apreensões por mês em 2014 é de 506. Já em 2013, é de 438. O que mostra maior atuação de crianças e adolescentes no mundo do crime ou ação policial mais precisa.
Motivação
Além disso, ainda de acordo com os dados da secretaria, o principal tipo de infração cometida por esses jovens é o crime violento contra o patrimônio (24,73%), como roubos. Em seguida, aparece o tráfico lícito de drogas, que somado ao consumo de drogas, são os delitos cometidos por 20,24% das apreensões.
Fonte: Tribuna do Ceará

FORTALEZA É O SEGUNDO DESTINO DOS FRANCESES NA COPA DO MUNDO

                                                                                               Avenida Beira Mar (Foto: Setur/Divulgação)
Fortaleza é o segundo destino dos franceses durante a Copa do Mundo no Brasil. O curioso é que a capital cearense não terá nenhum dos jogos da seleção francesa na primeira fase do Mundial. De acordo com a Secretaria Especial da Copa, mais de 2.300 franceses compraram ingressos para os seis jogos na Arena Castelão. Com 10 mil entradas vendidas, o primeiro lugar dos franceses é o Rio de Janeiro, que recebe a partida França x Equador, e, caso a equipe se classifique, terá um confronto pelas quartas-de-final.

Os jogos da França pela primeira fase são em Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Na segunda fase, também não possibilidade da França jogar em Fortaleza. Por causa da procura de franceses por Fortaleza, a Embaixada da França no Brasil e o Consulado Honorário da França em Fortaleza visitaram à Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará para conhecer os preparativos da cidade e do Estado do Ceará para o Mundial.

Fonte: G1 CE