sábado, 30 de agosto de 2014

MARINA ALCANÇA DILMA NO 1° TURNO, SEGUNDO PESQUISA DATAFOLHA

A ex-senadora Marina Silva (PSB) empatou com a presidente Dilma Rousseff (PT) nas intenções de votos para presidente da República, segundo pesquisa do Datafolha finalizada ontem. Cada uma tem 34% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No segundo turno, a ex-senadora pelo Acre seria eleita presidente da República com dez pontos percentuais de vantagem em relação à rival: 50% a 40%.
Crescimento
No intervalo de duas semanas entre os dois levantamentos - o último foi em 18 de agosto-, Marina cresceu 13 pontos na pesquisa para o primeiro turno. Dilma oscilou dois pontos para baixo.
Para o segundo turno, em que antes havia empate técnico no limite máximo da margem de erro, Marina foi de 47% para 50%, enquanto Dilma recuou de 43% para 40%.
O candidato do PSDB, Aécio Neves, caiu de 20% para 15% na simulação de primeiro turno. Para o segundo turno contra Dilma, ele perderia por 48% a 40%.
A pesquisa Datafolha não fez simulação de segundo turno entre Marina e Aécio.
Juntos, todos os outros candidatos à Presidência somam 3% -entre eles, o Pastor Everaldo (PSC) tem 2%. Eleitores que pretendem votar nulo ou em branco totalizam 7%. Outros 7% estão indecisos.
O instituto ouviu 2.874 eleitores em 178 municípios ontem e na quinta-feira. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Significa que, em cem levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00438/2014.
Repercussão
O vice-presidente do PT, o deputado federal José Guimarães (CE) defendeu ontem, após a divulgação do resultado da pesquisa Datafolha, o fim da fase de "boa moça" e o enfrentamento político com a candidata do PSB à Presidência.
Ressalvando que se trata de uma "opinião pessoal", Guimarães afirmou que a campanha precisa fazer o confronto de projetos de País com Marina Silva.
O deputado disse que Dilma continua estabilizada e que Marina está "tomando o lugar de Aécio". "Vamos comparar os legados e mostrar o que pensamos para o País", afirmou. "Temos todas as condições de vencer o pleito no segundo turno", disse.
Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

ESTUDANTES CEARENSES REPRESENTAM O BRASIL EM MUNDIAL DE ROBÓTICA NA COREIA DO SUL

Estudantes estão motivados e pretendem conquistar um dos três primeiros lugares da competição. (FOTO: Divulgação)
“Estudar em sala de aula é uma coisa. Colocar a mão na massa é totalmente diferente, e nos dá muito orgulho”, é assim que o estudante Francisco Enilton Nogueira, de 23 anos, descreve a experiência em participar de sua 1ª competição mundial. No próximo sábado (30), ele irá representar o Brasil na Worldwide Freescale Cup Challenge, evento de robótica que será realizado em Seul, na Coreia do Sul.

Juntamente com seus colegas Maloncio Moreira, de 21 anos e Paulo Hélder Rodrigues, de 20, eles apresentarão o projeto de um veículo autoguiado utilizando sensores. A proposta é a mesma para todos os participantes, um grupo seleto de países, tais como Estados Unidos, Japão, Índia, China e os representantes do circuito europeu. A equipe vencedora será a que conseguir passar por todos os obstáculos da pista montada especialmente para a competição em menos tempo.
Segundo o professor orientador do projeto, Pedro Henrique Almeida Miranda, o experimento consiste em uma câmera acoplada na haste de um carro. Através do sensor dessa câmera, a linha branca da pista é detectada e, a partir disso, a equipe programa o carro para correr, tornando ele autoguiado. Depois da classificação, outros alunos se interessaram pelo projeto. “Não é apenas pela competição, é pela aplicação do conhecimento. Esse retorno que os alunos nos dão conta muito na profissão de quem trabalha com educação”, comemora.
A credencial para a competição mundial de robótica foi obtida após a classificação em primeiro lugar na seletiva nacional ocorrida em São Paulo. Nove estudantes trabalharam no projeto: Francisco Weverton, Prozzynesk Carneiro, Virley Macedo, José Ailton, Paulivan Carmo, Victor Araújo, Maloncio Moreira Lima, Hélder Gonçalves Rodrigues e  Francisco Enilton Alves Nogueira. Mas apenas os três últimos e o professor representarão a equipe na disputa. O grupo faz parte do 6º semestre do curso de Mecatrônica Industrial do Instituto Federal do Ceará (IFCE), no Campus Cedro.
Fonte: Tribuna do Ceará

CEARÁ É 8° ESTADO MAIS POPULOSO COM 8,8 MILHÕES DE HABITANTES, APONTA O IBGE

FOTO ILUSTRATIVA
A população do Ceará estimada em 8.842.791 habitantes, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicado nesta quinta-feira (28). Os dados estão no "Diário Oficial da União" e a data de referência usada é 1º de julho de 2014. O órgão estima também que a população brasileira ultrapassou os 200 milhões de habitantes e tem a população atual de 202.768.562.

Segundo o IBGE, desde a última estimativa, de julho de 2013, o Brasil tem mais 1.735.848 habitantes — um aumento de 0,8%. O texto também traz as estimativas populacionais de cada município do país.
Entre as unidades da federação, o Ceará segue como o oitavo mais populoso do Brasil. O estado mais populoso continua sendo São Paulo, que conta com mais de 44 milhões de residentes.
O estado de Minas Gerais tem 20,7 milhões de habitantes e o Rio de Janeiro tem 16,46 milhões. A Bahia tem 15,12 milhões e o Rio Grande do Sul, 11,20 milhões. O menos populoso é o estado do Amapá, com 750.912 habitantes.
Entre as menos populosas estão Serra da Saudade (MG), com 822 moradores, e Borá (SP), com 835 habitantes.
A projeção das populações é feita anualmente a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o repasse de recursos do orçamento aos municípios.
Fonte: G1 CE

SALÁRIO MÍNIMO DEVE CHEGAR A R$ 788,06 EM 2015

(FOTO: Patrícia Lazier)
A partir de 1º de janeiro de 2015, o salário mínimo deve ser R$ 788,06, segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2015. Um reajuste de 8,8%. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, depois de entregar a proposta ao presidente o Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL). A ministra antecipou que o texto prioriza investimentos em saúde, educação combate à pobreza e infraestrutura.
Pela Constituição, o prazo de entrega do projeto pelo Executivo termina no dia 31 de agosto. Mas, com a expectativa de conclusão da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as metas e prioridades da administração pública federal, só na semana que vem, durante o esforço concentrado, o governo se antecipou. A LDO deveria orientar a elaboração da peça orçamentária.
“Coloquei toda a equipe do ministério [do Planejamento] à disposição, para os esclarecimentos necessários, para que o Congresso possa fazer uma análise rápida do Orçamento e votá-lo até o fim do ano, prazo que o presidente do Senado [Renan Calheiros], confirmou que é possível fazer”, explicou a ministra.
Com informações da Agência Brasil

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

BANDIDOS EXPLODEM AGÊNCIA BANCÁRIA EM ALTO SANTO

Caixas eletrônicos ficaram destruídos após explosão
Bandidos explodiram 2 caixas eletrônicos de uma agência do Bradesco, na cidade de Alto Santo, na madrugada desta quinta-feira (28). De acordo com informações do Comando de Policiamento da Capital (CPI), a ação ocorreu por volta de 0h20, quando o bando, formado por cerca de oito homens, chegou ao local. 
Enquanto parte do grupo explodia os caixas, a outra parte atirava contra o destacamento da Polícia Militar da cidade. O blogueiro Rodolfo Lira testemunhou a ação do grupo e afirma que parte deles também esteve presente na Delegacia Municipal de Alto Santo.
"Eu fui passar em frente à Delegacia, mas tinha dois caras escondidos. Eles pediram para eu parar, eu fiquei nervoso e corri. Eles atiraram aqui em mim. Eu me abaixei, e por pouco não pegou em mim", relata ele. 
Após a ação, o grupo fugiu em uma motocicleta e um carro, que foi encontrado incendiado pouco tempo depois, na CE-138, que liga Alto Santo à BR-116.A polícia montou um cerco na região, em busca de prender os assaltantes, mas, até o momento, ninguém foi capturado. O valor levado pelo grupo não foi informado. 
De acordo com relatório do Sindicato dos Bancários do Ceará, a ocorrência em Alto Santo foi o 45º ataque a banco somente este ano no Ceará. A última ação com uso de explosivos aconteceu no último dia 12, quando a agência de Itapiúna foi arrombada. 
Fonte: Diário do Nordeste 

PESQUISA CNT: DILMA TEM 34,2 DAS INTENÇÕES DE VOTO, MARINA, 28,2; E AÉCIO, 16

Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT)/MDA divulgada, nesta quarta-feira (27), mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) liderando a corrida presidencial com 34,2% das intenções de voto para a Presidência da República. Em segundo lugar está a candidata pelo PSB, Marina Silva, com 28,2% das intenções de voto, e, em terceiro, Aécio Neves (PSDB), com 16%.
De acordo com a pesquisa, no caso de um segundo turno, Marina Silva venceria um embate contra Dilma Rousseff, obtendo 43,7% das intenções de voto, ante 37,8% da adversária. Nesse cenário, votos brancos e nulos somam 12,4%, e não sabem ou não responderam à pesquisa 6,1%. Os resultados são semelhantes à pesquisa do Instituto Ibope divulgada na última terça-feira (26).
Se o embate no segundo turno fosse disputado entre Dilma e Aécio, a candidata do PT obteria 43% dos votos, e o tucano 33,3%. Brancos e nulos somariam 16,7%; não sabem ou não querem responder, 7%. Em um embate entre Marina Silva e Aécio, em um eventual segundo turno, Marina seria eleita presidente com 48,9% das intenções de votos, enquanto Aécio teria 25,2%. Brancos e nulos somariam 17,2%; não souberam ou não quiseram responder, 8,7%.
Com relação aos demais candidatos, Pastor Everaldo (PSC) obteve 1,3% das intenções de votos no primeiro turno; Eduardo Jorge (PV) obteve 0,4%; Luciana Genro 0,3%; e Levy Fidelix (PRTB) 0,2%. Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC) e Rui Costa Pimenta (PCO) obtiveram 0,1% cada; e Mauro Iasi (PCB) 0%. Votos nulos ou brancos somam 8,7%. Não sabem ou não responderam 10,4% dos pesquisados.
Para a pesquisa da CNT foram entrevistadas 2.002 pessoas em 137 municípios localizados em 24 unidades da Federação, entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo, e o nível de confiança é 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR400/2014.

Fonte: Diário do Nordeste/Agência Brasil

QUATRO ANOS ANTES, ESTÁDIO PARA A COPA DE 2018 NA RÚSSIA É INAUGURADO

Situado no noroeste da capital russa, estádio será a sede de um famoso clube da cidade (foto: divulgação)

O mais novo estádio concluído para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, a Arena Otkrytie, em Moscou, foi inaugurado nesta quarta-feira (27) pelo presidente do país,Vladimir Putin. O estádio, situado no noroeste da capital russa, será a sede de um famoso clube da cidade, o Spartak Moscou, e receberá partidas do Mundial de 2018.

Putin chegou de helicóptero, acompanhado pelo ministro russo do Esporte, Vitaly Mutko, o prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, e Leonid Fedun, o proprietário do Spartak Moscou, que financiou o estádio.

O presidente da Rússia deu uma volta pela arena, que atualmente tem capacidade para 42.000 pessoas. Ele também se reuniu com veteranos do Spartak e jovens jogadores.

Antes de partir, Putin autografou uma bola de futebol, que será colocada no museu do clube. "Este estádio está de acordo para um dos mais amados clubes da Rússia. A construção de estádios esportivos como este ajuda a estimular o desenvolvimento no país", disse Putin.

A obra levou sete anos para ser concluída e custou cerca de 15 bilhões de rublos (415,7 milhões de dólares).

A capacidade poderá ser elevada para 45.000 pessoas, o que seria preferível para a Fifa para o Mundial. O estádio também será palco de jogos da Copa da Confederações, em 2017.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

RONDA DO QUARTEIRÃO DE TIANGUÁ RECUPERA MOTOS TOMADAS DE ASSALTO NA ZONA RURAL

Por volta de meio-dia de segunda-feira, 25, em uma estrada carroçável do 'Sítio Veado Seco', zona rural do município de Tianguá, foram vítimas de roubo de veículo os Senhores João Batista Oliveira da Silva, 38 anos, e seu irmão Antônio José Oliveira da Silva, 28 anos.
As vítimas estavam trafegando em  suas motos, sendo uma Titan de cor vermelha de placa HWD 3653 inscrição de Tianguá e uma Biz de cor preta de placa HXQ 7676 inscrição de Tianguá, quando foram surpreendidos por dois indivíduos desconhecidos, um deles estava armado com revólver. 
Bastante alterados e violentos, os elementos ordenaram que os motociclistas parassem e anunciaram o assalto, levando as motos e fugindo do local.

Já cientes do ocorrido, os militares do Ronda do Quarteirão de Tianguá sob o comando do Subtenente Castro se engajaram na ocorrência e fizeram diligências pela localidade onde ocorreu o assalto. Cerca de uma hora depois, os pm's conseguiram visualizar os suspeitos, aonde iniciou-se uma intensa perseguição, sendo que os bandidos ao perceberem que iriam ser alcançados abandonaram os veículos na estrada e adentraram em um extenso matagal. Foram feitas buscas por toda região, porém não obtiveram êxito na prisão dos indivíduos. Os veículos roubados foram apreendidos e conduzidos para Delegacia Regional de Polícia Civil de Tianguá aonde foram entregues aos seus devidos proprietários.

Recuperaram as motos: Subtenente Castro, Sds Henrique, Albuquerque, Reis e Natanael.
FONTE: Camocim Polícia 24h

PESQUISA IBOPE: MARINA CRESCE 10 PONTOS E VENCERIA DILMA NO SEGUNDO TURNO

Dilma tem 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%
A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, chegou aos 29% na pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Ibope nesta terça-feira (26). Já a presidenteDilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, ainda lidera o levantamento, com 34%. Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro, com 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.
O Ibope simulou o segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva. De acordo com a pesquisa, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%. No cenário entre Dilma e Aécio, a petista venceria com 41% das intenções de voto, contra 35% do peessedebista.
Brancos e nulos passam de 13% para 7% nesta rodada e 8% do eleitorado prefere não opinar a respeito. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Por conta disso, não há empate técnico no primeiro turno, pois Marina Silva chegaria, no máximo, aos 31% da intenção de votos e Dilma Rousseff chegaria, no mínimo, aos 32%. 
A pesquisa foi encomendada  TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e é a primeira com Marina Silva como candidata do PSB. O Ibope ouviu 2.506 eleitore entre os dias 23 e 25 de agosto de 2014. No último levantamento do instituto, Eduardo Campos ainda era candidato. Na época, Dilma tinha 38%; Aécio  Neves (PSDB), 23%; e Eduardo  Campos (PSB), 9%. 
Fonte: Diário do Nordeste

ASSALTANTE SE PASSA POR ALUNO E COMANDA ARRASTÃO EM FACULDADE DE FORTALEZA

Foram levados celulares, relógios e dinheiro. Ninguém ficou ferido (FOTO: Reprodução/TV Jangadeiro)
Homens armados invadiram uma faculdade particular de Fortaleza e fizeram arrastão em uma sala de aula na noite desta segunda-feira (25). O caso aconteceu na Faculdade Maurício de Nassau, localizada na Rua Ildefonso Albano, no Bairro Joaquim Távora.
Os alunos do curso de Ciências Contábeis e o professor foram roubados por um trio de assaltantes armados. Um dos suspeitos chegou a acompanhar a 1ª aula da turma, se passando por aluno. Já na 2ª, outros dois comparsas entraram na sala e anunciaram o assalto. Foram levados celulares, relógios e dinheiro. Ninguém ficou ferido (FOTO: Reprodução/TV Jangadeiro)
Foi um momento de terror total. Eu estava em outra sala, e soube que estava acontecendo um assalto no meu andar. Todo mundo trancou a sala, apagou as luzes e fez silêncio. Passamos de 20 a 30 minutos trancados, para que os bandidos pensassem que a sala estava vazia”, explica um aluno que não quis se identificar.
De acordo com ele, os estudantes do curso de Ciências Contábeis achavam que o assaltante que assistiu à aula era transferido de outra faculdade. “Não foi indagado quem era ele. Depois de assistir à primeira aula, ele voltou com outros dois homens e fez o arrastão”, acrescenta.
Foram levados celulares, relógios e dinheiro. O trio não foi preso até o momento. Ninguém ficou ferido. Ainda não se sabe a quantia levada pelo grupo. Segundo a direção da faculdade, toda a assistência está sendo dada a fim de garantir a segurança dos estudantes.
Fonte: Tribuna do Ceará

terça-feira, 26 de agosto de 2014

CEARENSE EX-ALUNA DE ESCOLA PÚBLICA GANHA BOLSA DE ESTÁGIO EM UNIVERSIDADE DA FRANÇA

Michelle Ferreira Maia nasceu em Fortaleza e estudou em escolas públicas do Interior do Ceará
Com 30 anos e cursando doutorado na Universidade Federal da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, a cearense Michelle Ferreira Maia tinha tudo para não entrar na faculdade. Morando em uma periferia de São Benedito, 332,4 km de Fortaleza, a filha de uma agricultora com um mecânico estudou em escolas públicas do Interior do Ceará e chegou a trabalhar como vendedora e recepcionista. 

Com poucos recursos, ela hoje se orgulha de ter concluído a graduação de Licenciatura em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral. Agora, mais uma conquista foi alcançada e a doutoranda embarca para Paris no próximo dia 28, após receber uma bolsa de estágio na École Des Hautes Ètudes em Sciences Sociales, na França.

Para ela, a diferença gritante com o ensino particular foi superada com muito estudo e dedicação. “Eu era aluna da Escola de Ensino Fundamental e Médio João Batista Brandão e entrei na UVA em 2005. O que eu digo para quem quer se destacar é sempre enfrentar as dificuldade com a cabeça erguida. Encontrei muitas portas fechadas, mas insisti até elas abrirem”, relembra. 


A bolsa é de três meses e Michelle vai atuar no Centro de Investigação e Estudos do Brasil Colonial Contemporâneo (CRBC). Ela voltou para Fortaleza, cidade onde nasceu, nesta semana, e acredita que a oportunidade "vai trazer uma discussão multidisciplinar sobre os milagreiros e assombrações do Ceará, pois o Centro é polo de pesquisas sobre a religiosidade brasileira".

“O meu lema como aluna é buscar conhecimento e cultura, acreditando que a educação é sempre o melhor caminho. E que é possível driblar as dificuldades encontradas no percurso”, defende a doutoranda. 
Pesquisa 

Segundo Michelle, a tese “Do estribo ao chão, Deus dá a salvação: Milagreiros e Assombrações no Ceará no Século XX” trata dos costumes, práticas e saberes sobre como lidar com a morte, além de investigar as previsões sobre os destinos da alma no interior do Ceará. 

"Os milagreiros foram transformados em santos populares, recebendo manifestações de devoção em torno de seus túmulos. Além disso, abordo as assombrações, representadas aqui por um conjunto de narrativas que tratam a aparição de almas que regressam para assombrar seus familiares", pontua Michelle.

Fonte: O Povo

WHATSAPP ATINGE 600 MILHÕES DE USUÁRIOS ATIVOS MENSAIS EM TODO O MUNDO

WhatsApp se mantém à frente de outros aplicativos do gênero
Neste domingo, 24, o presidente e cofundador doWhatsApp, Jan Koum, anunciou em seu perfil no Twitter que o App de mensagens instantâneas alcançou a marca de600 milhões de usuários ativosmensais, ou seja, que enviam uma mensagem pelo menos uma vez por mês.

Segundo o CEO da empresa, só no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas que usam o WhatsApp e fez questão de ressaltar que "usuários cadastrados e usuários ativos são números muito diferentes".

Na liderança
No quesito preferência popular, o WhatsApp se mantém à frente de outros aplicativos do gênero. Concorrentes diretos como Skype e Viber possuem 300 milhões e 400 milhões de usuários ativos por mês, respectivamente. O App Line também vem se mostrando um forte rival do WhatsApp. Sua receita disparou 25% no final de julho e hoje conta com 470 milhões de usuários registrados.
O modelo de negócio do WhatsApp é baseado na anuidade de 1 dólar e, segundo declarações preliminares de Koum, já que a companhia não pretende investir em exibição de publicidade no aplicativo, a cobrança pelo uso do serviço pode vir a aumentar. Vale ressaltar que a cobrança da assinatura só é considerada válida para novos usuários e, ainda assim, o serviço é liberado para todos por um ano, gratuitamente.
Fonte: O Povo

SAIBA OS CRITÉRIOS PARA A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DE FILMES E PROGRAMAS DE TV

Classificação indicativa foi criada para proteger as crianças de conteúdo inapropriado (FOTO: Flickr/ Creative Commons/ Aaron Escobar)
Nada entra na programação do cinema ou dos canais de televisão sem antes receber uma classificação indicativa da Secretaria Nacional de Justiça. Para proteger o público infantil de conteúdo impróprio, os produtos são avaliados para serem exibidos em determinados horário e para uma faixa etária.
Os critérios considerados para a censura são as cenas de violência, drogas, sexo e nudez, que, de acordo com a SNJ, nem todas são prejudiciais para o desenvolvimento das crianças. Ficou surpreso? Veja o que cada classificação permite.
Fonte: Tribuna do Ceará 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

TORCEDOR QUE MOSTROU BANANA A BRASILEIRO É BANIDO PARA SEMPRE NO JAPÃO

Atacante brasileiro do Kawasaki Frontale, Renatinho foi vítima de racismo no Japão
O Yokohama F-Marines anunciou neste domingo que baniu para sempre o seu torcedor que mostrou uma banana na frente do jogador brasileiro Renatinho, que defende o Kawasaki Frontale. As duas equipes se enfrentaram no sábado, e o time do brasileiro acabou perdendo a partida em que o ato aconteceu.
O torcedor, identificado pelo clube como um adolescente, fica assim proibido de entrar novamente no estádio do Yokohama pelo resto de sua vida. Em entrevista, o presidente do clube Akira Kaetsu afirmou que o gesto "é imperdoável". "Não vamos tolerar atos de discriminação", afirmou.
De acordo com a imprensa japonesa, o torcedor disse às autoridades do clube que seu gesto foi simplesmente "um ato de provocação" que "não tinha a intenção de atingir ninguém em particular".
Antes de saber da punição, Renatinho afirmou que esperava que algo fosse feito. "Foi complicado. Foi um pouco difícil. Eu fico triste, minha família ficou triste. Agora tem que levantar a cabeça e esperar que a punição vai ser dada", disse ele.
É a segunda vez que um episódio assim acontece no campeonato japonês. Em março, o Urawa Reds precisou jogar de portões fechados porque seus torcedores levaram a uma partida uma faixa que pedia "apenas japoneses" no elenco da equipe.
Fonte: UOL

CASAS DE TAIPA AINDA ABRIGAM 900 MIL FAMÍLIAS, DIZ IBGE

foto: G1
Cerca de 900 mil famílias ainda vivem em casas de taipa, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As casas de taipa têm paredes de barro, sustentadas por estacas e não oferecem condições adequadas de moradia, segundo arquitetos. No interior do Ceará e Região Metropolitana de Fortaleza, as casas de taipa ainda são comuns.
Algumas casas de taipa perduram por gerações na mesma família, mas elas são inseguras e correm risco de desabar em período de chuva ou vento forte. Em Barbalha, Francisca Lima conseguiu construir uma casa de alvenaria após conseguir um empréstimo. Em 2013, a casa de taipa dela desabou com as chuvas.
Vizinha a ela, a filha continua morando em residência de barro, que tem a estrutura comprometida. A própria Regina Francisca de Lima, filha de Francisca, construiu a casa e teme por sua segurança. “Quando chove, goteja muito e está perigoso. Tudo que eu quero na minha vida é uma casinha de tijolo”, diz.
Fonte: G1 CE

BRASIL CONQUISTA 10° TÍTULO DE GRAND PRIX DE VÔLEI

A Seleção Brasileira feminina de vôlei venceu o Japão, na manhã deste sábado, por 3 sets a 0, parciais de 25-15, 25-18 e 27-25, em Tóquio, no Japão, no que poderia ser considerada a final do Grand Prix. As japonesas precisaram apenas vencer dois sets para conquistar o inédito título, mas esbarraram no forte e alto bloqueio brasileiro. As atuais bicampeãs olímpicas jogaram de forma impecável tanto na defesa quanto no ataque, o que facilitou a fácil vitória em cima das anfitriãs que estavam invictas na fase final.
O Brasil fez uma grande primeira fase quando venceu os nove jogos, perdendo apenas três set. Com um estilo de jogo forte, aproveitando a qualidade de Jaqueline, Fernanda Garay e Sheilla, além de contar, mais uma vez, com uma grande participação da central Thaisa, que foi eleita a melhor jogadora do torneio no ano passado.
Agora, o Brasil volta sua atenção para o Mundial, torneio onde as brasileiras nunca conquistaram um título. A competição será na Itália e começa dia 23 de setembro. A Seleção Brasileira está no grupo B com Sérvia, Turquia, Canadá, Camarões e Bulgária.
Fonte: O Povo

sábado, 23 de agosto de 2014

IBGE E INSS SOLICITAM MAIS DE 6 MIL VAGAS AO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

Dois órgãos que costumam atrair um grande número de candidatos em seus processos seletivos estão prestes a obter autorização para a abertura de milhares de vagas em seu quadro de servidores. Tanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quanto o Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) encaminharam ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) pedidos para a abertura de, ao todo, 6.294 vagas através de concurso público. Confira:
IBGE
As informações obtidas com a assessoria de imprensa do IBGE era de que o órgão enviou um pedido ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) solicitando a abertura de 1.044 postos de nível médio e mais de 300 com exigência de diploma de graduação. O responsável pelo setor não soube divulgar os cargos, mas disse que o instituto encaminhou a solicitação com a justificativa de que o quadro de pessoal está defasado, pois grande parte dos profissionais encontra-se em fase de aposentadoria.
Segundo a diretora da ASSIBGE-SN (Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Susana Drumond - que teve acesso ao pedido - revelou que foram solicitadas 1.044 vagas para a função de técnico em informações geográficas e estatísticas e 520 para os cargos de tecnologista em informações geográficas e estatísticas e de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.
De acordo com a diretora da associação, as oportunidades para técnico serão lotadas nas agências de todos os Estados do país. Já as ofertas de analista e tecnologista serão distribuídas da seguinte maneira: 300 para o Rio de Janeiro (sede e diretorias) e 220 em âmbito nacional, que serão destinadas para as unidades estaduais.
INSS
A assessoria de comunicação do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) confirmou ao JC&E que o órgão encaminhou um novo pedido ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para a abertura de um concurso público. E, agora, a solicitação feita foi para 4.730 oportunidades.
Este pedido manteve as 2.000 vagas (solicitadas anteriormente) para técnico do seguro social, ampliou o número de perito médico previdenciário - que antes era de 1.080 e agora passa a ser de 1.150 - e incluiu 1.580 postos para analista do seguro social.
Durante uma reunião com alguns deputados federais, em 1° de abril, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, havia anunciado que daria o aval para 1.500 vagas de técnico em junho, mas isso não aconteceu. Por conta disso, alguns parlamentares continuam pressionando a ministra para que a autorização seja concedida o mais rápido possível.
Apesar da pressão dos políticos, o MPOG não se manifestou para falar sobre a liberação do processo seletivo. Entretanto, tudo indica que o aval saia nos próximos meses e que o concurso ficará para 2015. Primeiramente, isso deve ocorrer porque a seleção para analista terá validade até maio do ano que vem, e o segundo motivo é que o Planejamento está fechando a análise da execução orçamentária.
Os concursos do INSS sempre são um dos mais disputados no país, por isso, é importante que o candidato se prepare com antecedência.
Fonte: Diário do Nordeste

QUASE 200 CIDADES DO PAÍS TEM MAIS ELEITORES QUE HABITANTES

Em 194 cidades brasileiras, há mais eleitores que habitantes. É o que mostra um levantamento feito pelo G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa 3,5% dos municípios do país, que tem quase 5,6 mil cidades.

Oliveira de Fátima, no Tocantins, é a cidade com a maior disparidade entre população e eleitorado. O município tem 1.729 eleitores contra 1.085 habitantes, o que corresponde a uma taxa de 1,59 eleitor por habitante. Em segundo lugar, está Severiano Melo, no Rio Grande do Norte, com 2,5 mil eleitores a mais que habitantes. A taxa é de 1,55.

De acordo com o TSE, nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil. Por isso, a discrepância no número de eleitores e habitantes não configura necessariamente fraude. Para votar em determinados municípios, por exemplo, vínculos como os profissionais são aceitos.

Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

TAÇAS DOS MUNDIAIS DE VÔLEI SÃO ROUBADAS EM SHOPPING NO RIO DE JANEIRO

Taças dos Mundiais de Vôlei (Foto: Reprodução/Twitter) 
As taças dos campeonatos mundiais masculino e feminino de vôlei - que serão disputados em setembro e outubro, na Polônia e na Itália - foram roubadas, na tarde desta sexta-feira, no Rio.

Elas estavam num caminhão de uma empresa de entregas, em um estacionamento de um shopping na Zona Oeste do Rio, e seriam levadas para a sede da Confederação Brasileira de Vôlei. A polícia ainda não tem pistas dos ladrões, segundo o Jornal Nacional. Segundo nota da CBV, os troféus foram roubados da empresa que fazia o transporte de São Paulo para o Rio. "As peças estavam sob a guarda da TNT Express e foram roubadas de um caminhão da empresa que fazia uma entrega no estacionamento do Shopping Via Parque", diz o texto.

Ao contrário da taça da Copa do Mundo de futebol, que vale muito por ser de ouro maciço, as do voleibol não possuem valor de mercado. Ninguém vai lucrar com a venda. Como o voleibol já deu exemplos, a devolução delas seria mais uma demonstração do amor ao vôlei brasileiro." A sede da Confederação Brasileira de Voleibol fica no Shopping Città América, no bloco 7, no Bairro da Tijuca.

fonte: Jornal Nacional

DELEGACIA DE IGUATU FUNCIONA EM CASA ALUGADA CHEIA DE MÓVEIS

Sede da delegacia de Iguatu está em condições precárias (FOTO: Sinpol)
O Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpol) denuncia más condições de trabalho na delegacia de Iguatu. Segundo o presidente da entidade, Gustavo Simplício, a delegacia está em uma sede improvisada, que seria uma casa com condições precárias. As fotos enviadas mostram cômodos bagunçados ainda com móveis pelos ambientes.

“Existe um equipamento novo no município, mas o governo não pagou a empresa responsável pela construção. Por isso, não foi inaugurada. A delegacia é ruim, sem estrutura. O xadrez é porta a porta com a cozinha dos policiais. As cadeiras são quebradas e o escrivão trabalha na cadeira se equilibrando”, ressalta Gustavo.

Sede da delegacia de Iguatu está em condições precárias (FOTO: Sinpol)
A denúncia foi enviada para o Ministério Público Estadual e o Ministério Público de Contas do Ceará. Gustavo enfatiza que realizou vistoria no local e por isso constatou o estado. Agenor Freitas,o titular da delegacia respondeu que a sede era provisória e que estava esperando o funcionamento da nova.
Resposta
Em nota, a Delegacia Geral da Polícia Civil do Ceará informou que o valor total da nova sede da delegacia de Iguatu é de R$ 874.759, 73, dos quais já foram pagos R$ 695.232,56, o equivalente a 83,29% do recurso total, para a empresa contratada. “O saldo remanescente R$ 139.527,17 deverá ser pago após a construtora apresentar as medições da obra ao Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) e a nota fiscal para a Polícia Civil”.
Fonte: Tribuna do Ceará

HIV/AIDS: MORTES AUMENTAM 69% EM 10 ANOS MESMO COM OS REMÉDIOS

No princípio, era o fim. Quem recebia um diagnóstico positivo para o HIV não pensava mais em vida e sim em morte. Relata a enfermeira, Maria Juliana (nome fictício), ao lembrar o filho, Pedro, vítima da Aids nos anos 80. Com medo de preconceito, ela pediu para não ser identificada. "Apenas quero contribuir para alertar sobre essa epidemia que ainda leva muita gente para o isolamento social, que é o corredor do cemitério e à morte como certeza, deixando mães como eu, chorando a ida dos seus não pela doença, como também pelo forte estigma", emociona-se.
Maria afirma que ainda hoje o preconceito e a desinformação sobre o vírus e a doença levam à depressão e a exclusão das pessoas que tomam o coquetel e lutam para continuarem vivas. "Os números de casos e mortes são muito altos ainda", aponta.
E são mesmo. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), o Estado contabiliza 13,2 mil casos entre 1985 e 2013. Nesses 28 anos, foram 3,6 mil mortes. Uma média de 200 mortes anuais. E, pior. Nos últimos dez anos, entre 2003 e 2013, houve um aumento nos casos de óbitos de 69,9%. O total saltou de 204 para 346 no ano passado, sendo 234 homens e 122 mulheres.
Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

APLICATIVO 'SECRET' É BANIDO NO BRASIL POR ORDEM DA JUSTIÇA

A representação de uma raposa espichando a cabeça é o logotipo do app
Acabou-se a brincadeira, que de doce, aliás, não tinha nada. Esta semana, a Justiça brasileira determinou que o Google e a Apple retirem o Secret de suas lojas no País. O Secret é aquele aplicativo que permite postagens anônimas de mensagens e que vinha causando polêmica por ter se tornado território livre para divulgação de ofensas, calúnias e difamações. 
Além de ordenar que o app fique indisponível nas lojas parra iOS e Android, a Justiça também determinou que o programa terá de ser automaticamente desinstalado dos aparelhos nos quais foi baixado, dentro de um prazo máximo de dez dias. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 20 mil para cada empresa.
A decisão foi da 5ª Vara Cível Pública de Vitória, atendendo a um pedido do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), e foi assinada pelo juiz Paulo César de Carvalho.
Em ação ajuizada na última segunda-feira, o Ministério Público assegurou que “diversas pessoas estão sendo vítimas de constrangimentos e ilícitos contra a honra sem que possam se defender, dado o anonimato das postagens no aplicativo”.
Dois fundamentos jurídicos embasaram a ação do MPES. O primeiro deles é que a Constituição Federal garante a liberdade de manifestação de pensamento, no entanto veta o anonimato. Já o segundo ponto é que a intimidade e privacidade das pessoas são invioláveis.
Fonte: O Povo

107 AÇUDES DO CEARÁ ESTÃO COM MENOS DE 30% DE ÁGUA ARMAZENADA

Em Tauá, o Açude Várzea do Boi está com 0,52% ARQUIVO: DN
volume de armazenamento dos açudes do Ceará está em situação preocupante. Dos 149 reservatórios acompanhados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 107 estão com volume abaixo de 30% e apenas o Açude do Gavião, em Pacatuba, possui armazenamento acima dos 90%.
Também motivo de preocupação, o Açude Castanhão chegou, nesta quarta-feira (20), aos 34,75% do volume de água armazenado. O índice é ainda menor do que o registrado em julho (37%) quando o reservatório atingiu o menor volume de armazenamento em 10 anos. 
O Castanhão está com 2,3 bilhões de m³ dos 6,7 bilhões de m³ que o reservatório pode armazenar. O açude é responsável pelo abastecimento de água de Fortaleza, Região Metropolitana, Complexo Portuário do Pecém e distritos do Eixão das Águas. 
11 açudes com menos de 1% da capacidade
No Interior do Estado, 11 reservatórios estão com menos de 1% de água armazenada. Conforme os dados, a situação é crítica nos açudes das cidades de Caridade, Irauçuba e Curu que estão com 0% do volume. 
Em Tauá, três açudes se encontram com volume crítico de abastecimento. O Forquilha II tem 0% de volume de água armazenada, o Várzea do Boi está com 0,52% e o Trici com apenas 0,24%. 
Outros 10 açudes estão com volume entre 1 e 2%. Esse é o caso dos reservatórios de Penedo, em Maranguape, com 1,24%, Flor do Campo, em Novo Oriente, com 1,97%, Patos, em Sobral, com 1,72%, Salão, em Canindé, com 1,27%.
Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

DAS 184 CIDADES CEARENSES, APENAS 19 TÊM DELEGACIAS 24 HORAS

Delegacia de Paraipaba, idêntica às demais Fonte: arquivo do Governo CE
Morar no interior já não é mais sinônimo de tranquilidade. No Ceará, a violência se alastra pelos municípios e a população convive com um constante problema de falta de delegacias. Das 184 cidades que compõe o estado, 19 têm delegacias regionais, que funcionam 24 horas e outras 76 têm delegacias municipais que funcionam de segunda-feira a sexta-feira até o início da tarde. 
No caso das cidades onde há delegacias municipais, caso ocorra algum flagrante na sexta-feira a noite, por exemplo, o popular tem duas opções: ou se dirige até uma cidade com uma delegacia regional ou espera até segunda-feira. “O prejuízo para a população é enorme. Em um caso de um flagrante, os policiais terão que descobrir qual a delegacia, num raio de 400 km, que tenha um delegado para realizar um procedimento”, relata o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol), Gustavo Simplício.
Em Paraípaba, no interior, há uma delegacia nova que foi entregue em 2013 e nela trabalham cinco inspetores, um escrivão e um delegado. Durante uma visita ao local, a equipe do Jornal Jangadeiro/TV Jangadeiro recebeu a informação de que o delegado titular tirou férias e não mandaram nenhum substituto. O sindicato da classe afirma que esta prática é comum.
Caso algum paraípabense necessite de um serviço de Polícia Civil no final de semana, ele pode se dirigir até Icó, a 71 km de distância.
A assessoria de imprensa da Polícia Civil disse que reconhece o problema de falta de delegacias plantonistas, mas que está trabalhando para resolver o problema. Um novo concurso público para o preenchimento de mais de 700 vagas já foi autorizado e deverá ser lançado em breve. Com um quadro maior de servidores, a polícia pretende aumentar o número de unidades plantonistas, embora não haja um prazo concreto.
Fonte: Tribuna do Ceará

terça-feira, 19 de agosto de 2014

MAIS DE 90% DA POPULAÇÃO ESTÁ INSATISFEITA COM A SAÚDE DO PAÍS


Em relação à qualidade dos serviços, 70% dos que buscaram o SUS disseram estar insatisfeitos e atribuíram avaliações que variam de regular a péssimo FOTO: AGÊNCIA BR


Os serviços públicos e privados de saúde no Brasil são considerados regulares, ruins ou péssimos por 93% da população. É o que indica pesquisa do Instituto Datafolha feita a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Paulista de Medicina (APM). O levantamento mostra que os principais problemas enfrentados pelo setor incluem filas de espera, acesso aos serviços públicos e gestão de recursos.

De acordo com o estudo, a saúde é apontada como a área de maior importância para 87% dos brasileiros. Para 57%, o tema que deve ser tratado como prioridade pelo Governo Federal.

Os dados revelam que, em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), os pontos mais críticos são os relacionados ao acesso e ao tempo de espera. Mais da metade dos entrevistados que buscaram atendimento na rede pública relataram ser difícil ou muito difícil conseguir o serviço pretendido - sobretudo cirurgias, atendimento domiciliar e procedimentos específicos como hemodiálise e quimioterapia.

Em relação à qualidade dos serviços, 70% dos que buscaram o SUS disseram estar insatisfeitose atribuíram avaliações que variam de regular a péssimo. A percepção mais negativa está relacionada ao atendimento nas urgências, emergências e em pronto-socorros.

Entre os entrevistados, pelo menos 30% declararam estar aguardando ou ter alguém na família aguardando a marcação ou a realização de algum procedimento na rede pública. Mesmo entre os que possuem plano de saúde, 22% aguardam algum tipo de atendimento no SUS.

Os dados mostram que duas em cada dez pessoas ouvidas conseguiram ser atendidas no prazo de um mês, enquanto 29% aguarda há mais de seis meses para ter a demanda atendida. O grupo que passa mais tempo aguardando atendimento do SUS são as mulheres com idade entre 25 e 55 anos, que concluíram o ensino fundamental e residem na Região Sudeste.

Fonte: Diário do Nordeste